Obras na zona da Praça do Peixe têm inauguração oficial este sábado.

2015-07-11 08:23

Categoria: 

Concelho: 

Estão marcadas para este sábado as cerimónias que assinalam a inauguração das obras de requalificação do Mercado do Peixe (Mercado José Estêvão) e da sua zona envolvente. Confinanciada pelo Programa Operacional Pesca 2007/2013, no âmbito do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro, a intervenção de reabilitação do Mercado custou 390 mil euros, com cofinanciamento em cerca de 260 mil euros, e foi executada em 2014. Agora são inaugurados melhoramentos adicionais e intervenções na envolvente.

“A alteração ao projeto que executámos visou a execução de alguns trabalhos adicionais não considerados inicialmente, relacionados com a correção de problemas na cobertura, infiltrações, reposição de vidros partidos, medidas de salvaguarda da tipicidade do Mercado e de melhor enquadramento urbano, num total de investimento de aproximadamente 60.000€ (não cofinanciado), num conjunto de intervenções que não podiam deixar de se executar no âmbito desta obra”, explica a autarquia de Aveiro.

Dando continuidade ao processo de organização da praça e da envolvente ao Mercado do Peixe a Câmara Municipal de Aveiro apostou na realização de um novo investimento de aproximadamente 30.000€ intervindo no Cais dos Mercantéis (no troço entre a Travessa dos Marnotos e a Rua de Abel Pinheiro) visando a melhoria das condições higieno-sanitárias e de segurança dos peões que utilizam as unidades comerciais bem como o Mercado, estendendo a nova lógica de organização e qualificação do espaço público num novo troço contíguo ao Canal dos Botirões.

Depois da inauguração, às 12h00, segue-se a abertura da Exposição “Mercado do Peixe – Mercado José Estêvão (1904 – 2015)” e da mostra expositiva de produtos da ria.