Obras de Recuperação do Sistema Dunar da Praia da Vagueira estão a começar.

2017-12-07 19:07

Categoria: 

Concelho: 

No Município de Vagos, através dos programas da Agência Portuguesa do Ambiente e do Programa Polis Litoral Ria de Aveiro, iniciaram as obras de Rrcuperação do Sistema Dunar da Praia da Vagueira.

A Reconstituição do cordão dunar a norte da Praia da Vagueira, em Vagos, tem como dono de obra a Agência Portuguesa do Ambiente e consiste na colocação de um geo-cilindro com cerca de 600 toneladas de areia e 50 metros de comprimento.

Nesta empreitada será ainda recolocada areia e colocadas novas paliçadas, para proteção do passadiço e zona costeira envolvente.

A terceira fase da proteção e recuperação do sistema dunar, através do reforço do cordão dunar entre Ílhavo e Mira é uma obra da responsabilidade da Polis Litoral Ria de Aveiro.

Esta intervenção pretende recuperar e renaturalizar o sistema dunar, nos troços ainda não intervencionados, com soluções de estabilização do cordão dunar, através do recurso a enrocamento, na continuidade da defesa aderente existente no início do Esporão da Praia da Vagueira e do Esporão da Praia do Labrego, zonas em que se verificou a necessidade de reforço.

Nesta fase de recuperação do sistema dunar serão ainda realizadas ações de plantação de espécies florísticas autóctones, instalação de paliçadas, valorização dos espaços, entre outras. Com estas obras, o Município de Vagos vê reforçada a proteção e recuperação do sistema dunar, por forma a evitar o galgamento ou a rotura do cordão dunar nos próximos invernos.