Obras de Pedro Calapez na exposição anual de Serralves em Aveiro.

2022-09-16 12:45

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro e a Fundação de Serralves apresentam a grande exposição anual, na Sala de Exposições Temporárias do Museu de Aveiro / Santa Joana, sob título “Pedro Calapez. Deste espaço iluminado e obscuro” e com curadoria de Joana Valsassina.

Em exibição a partir deste sábado, a mostra que fica patente ao público vai merecer sessão de abertura no dia 21 de Setembro, às 18h00, com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves, a Presidente da Fundação Serralves, Ana Pinho e do Artista Pedro Calapez.

Pedro Calapez (Lisboa, 1953) apresenta um conjunto de obras de que sublinham a relação complementar entre pintura e desenho que substancia a sua prática desde o final da década de 1970 até à atualidade.

Concebida especificamente para o Museu de Aveiro / Santa Joana, a exposição reúne uma seleção de obras da Coleção de Serralves, da Coleção do Município de Aveiro e da Coleção do artista, colocando em diálogo trabalhos históricos representativos de diferentes momentos do seu percurso com obras recentes que evidenciam linhas de continuidade na sua prática artística ao longo de mais de 40 anos.

Iniciando o seu percurso pelo desenho, Pedro Calapez afirma-se no campo da pintura a partir do início dos anos 1980, construindo uma obra que cruza ambas as práticas no espaço e no tempo.

Célebre pela exímia exploração da cor e da escala, o trabalho do artista estabelece-se entre a abstração e a representação de lugares e arquiteturas suspensos algures entre o esboço, o cenário e a ruína.

A figura humana, invariavelmente ausente da representação, cede lugar à presença do espectador que transita livremente entre o espaço expositivo e o espaço da obra.