Obras das 'metas curriculares de Português' são encenadas nas escolas de Albergaria-a-Velha.

2018-10-25 16:24

Categoria: 

Concelho: 

A Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha está a promover mais uma edição do ciclo 'Ao Encontro da… Educação Literária', um projeto de leitura encenada de obras que compõem as metas curriculares de Português. Até ao mês de março, uma equipa do SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município está a percorrer todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho e a explorar quatro obras, uma para cada ano. Ao todo, o projeto vai abranger 1008 estudantes.

'Ao Encontro da…Educação Literária' visa motivar as crianças para a leitura autónoma, lançando a semente para a descoberta dos livros com o recurso à encenação, à música e à participação dos mais novos na própria dramatização. "Mais do que ouvir uma história, as crianças são convidadas a fazerem parte dela, o que permite que elas desenvolvam diversas competências, como a escuta ativa, a improvisação e o trabalho em equipa".

'Ao Encontro da…Educação Literária' foi criado no ano letivo 2013/2014 e começou por abranger somente os estudantes do 3.º e 4.º ano.

A adesão das crianças e dos professores "foi muito positiva", pelo que a Rede de Bibliotecas decidiu alargar o projeto para todos os anos do 1.º Ciclo.

Em janeiro, vai ser dado outro passo na expansão do projeto, com a apresentação de espetáculos de teatro, no Cineteatro Alba, baseados em duas obras que compõem as metas curriculares do 2.º Ciclo.

Vão participar mais de 500 estudantes do 5.º e 6.º ano.