Obra do Frei Gil alarga oferta de ensino público em Bustos, Troviscal, Mamarrosa e na Palhaça.

2018-06-19 10:21

Categoria: 

Concelho: 

A Obra do Frei Gil, em Bustos, vai integrar a rede de ensino público no concelho de Oliveira do Bairro. Uma forma de chegar á zona poente do concelho. No âmbito do contrato interadministrativo de delegação de competências em matéria de educação e formação, o Município de Oliveira do Bairro assumiu o compromisso de possibilitar o “desenvolvimento de uma maior autonomia pedagógica, curricular, administrativa e organizativa”.

Esta gestão partilhada do sistema educativo local, permitiu ao Executivo Municipal avançar para a criação de uma alternativa à criação de raíz de um estabelecimento de ensino que servisse a zona poente do Concelho, nomeadamente a União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa e a Freguesia da Palhaça.

Esta pretensão contou com o apoio do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e o Município chegou a acordo com a Sociedade de Promoção Social – Obra do Frei Gil, quanto ao arrendamento das instalações sitas em Bustos, e paralelamente obter a autorização do Ministério da Educação, para que aquele equipamento fosse integrado na oferta pública de ensino concelhio.

O Colégio passava por um processo de insolvência e com o aproveitamento de instalações mantém a sua vocação dedicada ao ensino.

A partir do ano letivo 2018/19, a rede pública de ensino concelhio, ao nível do 2.º e 3.º ciclos de ensino, contará com a Escola Dr. Fernando Peixinho, em Oiã, a Escola Dr. Acácio de Azevedo, em Oliveira do Bairro, e a Escola Dr. Acácio de Azevedo – Extensão Frei Gil, em Bustos.

“Este anseio e promessa cumprida resultou do esforço desenvolvido por todo o Executivo, com grande resiliência, coesão, convicção e esforço, acreditando sempre que esta solução seria a melhor para o Concelho de Oliveira do Bairro”, refere o executivo de Oliveira do Bairro.