"O valor agregado que podemos utilizar na valorização dos bivalves é notável" - Ricardo Calado (CITAQUA).

2022-11-17 09:32

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O responsável pelo Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar, na estrutura do Ecomare, destaca a mais-valia da criação do Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura que ajuda a criar valor acrescentado.

Ricardo Calado salienta que para além dos valores ambientais, abre-se um mundo novo para responder à procura mundial com capacidade para alavancar a expansão industrial desta fileira.

No dia em que foi lançada a estrutura, que começará a funcionar em 2023, Calado destaca valores como a captura de carbono, pelas algas, ou a massificação na produção de bivalves que, hoje, apresentam, em muitos casos, valores significativos na economia mundial (com áudio)

A criação do Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura vai implicar um investimento de sete milhões de euros com reaproveitamento das antigas instalações da depuradora de bivalves na Lota da Gafanha da Nazaré.

Investimento apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Ricardo Calado, investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, fez a apresentação e explicou que o Hub Azul, no Porto de Aveiro, tem na UA o seu pilar (com áudio).

Além do esforço na invetsigação e na transferência de tecnologia, há preocupações quanto aos recursos humanos.

Num discurso voltado para o Governo e para a fileira da aquacultura, alertou para a importância de recuperar do atraso na formação de profissionais.

O investigador explica que, hoje, parte dessa mão de obra qualificada é captada noutros países e que Portugal parte com atraso neste campo (com áudio)