'O nosso vizinho marciano' passou pelas salas de aula de Estarreja.

2019-02-04 16:49

Categoria: 

Concelho: 

“Afinal quero ser cientista e astrónomo, para poder um dia ser astronauta”. Com o Ninho de Ciência, os alunos de Estarreja acrescentam novas profissões à lista de empregos para o seu futuro. É esta uma das missões do programa que a Câmara Municipal de Estarreja promove anualmente nas salas de aula. Levar as crianças a pensar mais além e despertar as para as temáticas científicas. Desta vez, Marte esteve em cima da mesa da sala de aula.

José Augusto Matos, formador e divulgador na área da Astronomia, da Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA), orientou mais uma vez as sessões que tiveram lugar durante o mês de janeiro nos estabelecimentos de ensino do município de Estarreja. Ao todo, foram realizadas 24 sessões, destinadas aos alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico. Este ano o tema abordado foi: “O nosso vizinho marciano”.

“Este programa dura há muito tempo e tem sido feito de forma contínua”, comentou José Augusto Matos que faz um balanço positivo da atividade. “Noto uma boa recetividade na sala de aula, há interesse nestes temas”. Nos temas e na forma divertida, bem-disposta e com uma linguagem acessível com que o astrónomo explica as matérias aos alunos.

“Gostei, vimos Marte no quadro interativo e estivemos com um astrónomo”, disse uma das alunas do 4º ano, da Escola do Mato, freguesia de Avanca. A coordenadora do estabelecimento de ensino, Elisabete Silva, acrescentou que estas “aulas são sempre fantásticas, os alunos gostam sempre. Os conteúdos programáticos apontam para o estudo dos astros e dos planetas e esta é uma forma de os motivar e introduzir o tema”.

O Ninho de Ciência é um “programa consolidado nas escolas do concelho. É uma das nossas apostas de levar a ciência às escolas nesta faixa etária”, disse o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, no final da aula em Avanca. Insere-se no conjunto de ofertas de complemento curricular que o Município de Estarreja promove, ajudando a consolidar os conhecimentos adquiridos, inseridas no PME.