“O Município de Ílhavo continua a encarar a Educação como uma aposta séria para o futuro” – Fernando Caçoilo.

2015-10-01 20:57

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho Municipal de Educação do Município de Ílhavo reuniu, ontem, numa sessão de trabalho presidida por Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, que serviu para analisar o arranque do ano letivo. A autarquia garante um arranque “dentro da normalidade” e com “nota muito positiva”. Os principais investimentos em manutenção e requalificação do Parque Escolar foram concluídos com destaque para a requalificação da EB1 da Cale da Vila, da EB1 Chousa Velha, e intervenções pontuais nas escolas da Gafanha de Aquém, Barra, Gafanha do Carmo e Encarnação Norte e Centro, num valor superior a 350 mil euros.

No âmbito do acordo com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, foi também concluída a obra de substituição de coberturas da EB José Ferreira Pinto Basto, o que representa um investimento total de 510 mil euros que serão entregues à autarquia. Em projeto encontram-se, entre outras, a obra de Requalificação da EB1 da Gafanha de Aquém e Marinha Velha.

A reunião serviu para apresentar o “Programa Educação para Todos”, um programa transversal aos vários públicos, como sejam alunos, professores e educadores, famílias e comunidade em geral. Garantidos como soluções de continuidade estão o “Programa de Generalização do Fornecimento das Refeições Escolares”, o “Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar”, a gestão dos Transportes Escolares, a consolidação da parceria com as Associações de Pais na co-gestão da Componente de Apoio à Família e a continuidade do Município enquanto entidade promotora das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nos três Agrupamentos de Escola do Concelho.

Garantidas apenas 3 das 5 horas de Atividades Extra Curriculares previstas, a Câmara Municipal de Ílhavo assume o financiamento de 2 horas para as turmas do 3.º ano de escolaridade, nos Agrupamentos de Escola de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, assegurando desta forma as necessidades educativas dos alunos.

Destaque ainda para o Serviço Educativo Municipal de Ílhavo que coloca ao serviço das escolas equipamentos como Museu Marítimo de Ílhavo, Centro Cultural de Ílhavo, Biblioteca Municipal de Ílhavo, Centro de Educação Ambiental, Escola Municipal de Educação Rodoviária Centro de Documentação de Ílhavo, e futuramente o Museu da Vista Alegre e o ECOMARE.

A autarquia garante ainda a conclusão até Março de 2016 do processo de revisão da Carta Educativa do Município de Ílhavo. “O Município de Ílhavo continua a encarar a Educação como uma aposta séria para o futuro, consciente que, quanto maior for o investimento no conhecimento e na valorização do mérito individual das crianças e dos jovens, bem como na qualificação das condições de vida, melhor será o Município que vamos encontrar amanhã”, resume Fernando Caçoilo.