Núcleo regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro tem nova unidade móvel de rastreio de cancro da mama.

2022-02-04 15:31

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro assinala o Dia Mundial do Cancro com a inauguração de uma nova unidade móvel de rastreio de cancro da mama, destinada à Região Centro.

Trata-se de uma unidade adicional que se junta às anteriores oito unidades móveis, adquiridas pelo Núcleo Regional do Centro em 2019/2020.

Com o custo aproximado de 350 mil euros, este valor acresce aos anteriores 3,5 milhões de euros de investimento no diagnóstico precoce de cancro da mama, na região centro.

O Núcleo Regional do Centro prossegue, assim, a sua política de atualização tecnológica dos meios de disgnóstico do Programa de Rastreio de Cancro da Mama, atividade iniciada na década de 90 na Região Centro, através do investimento em unidades e equipamentos de mamografia de última geração.

Recorde-se que se tratam de equipamentos mamográficos dotados de tecnologia mamográfica digital direta e preparados para a tomossíntese.

Neste Dia Mundial do Cancro, a LPCC traça um retrato preocupante da realidade oncológica em Portugal no contexto pandémico de COVID-19, estimando que o cancro matou 30.168 pessoas em Portugal em 2020, número que tenderá a crescer nos próximos anos face aos atrasos do diagnóstico e tratamento.

Nesse sentido, de acordo com o Professor Vítor Rodrigues, Presidente da Direção da LPCC.NRC, “esta nova unidade, adicional às que estavam já em funções, que hoje se inaugura, pretende reforçar a recuperação dos atrasos de diagnóstico decorrentes do encerramento do rastreio durante 3 meses, em 2020, e de alguma dificuldade de normalização posterior. Embora, neste momento, a atividade de rastreio de cancro da mama esteja normalizada, urge resolver os atrasos entretanto verificados no mais curto prazo de tempo”.