Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro prepara expedição “Timor Subterrâneo”

2016-09-01 14:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro (NEUA) prepara-se para partir à descoberta dos segredos que se escondem no subsolo timorense.

Promovida pelos espeleólogos da academia de Aveiro, a expedição “Timor Subterrâneo” propõe-se a realizar o levantamento do potencial espeleológico de Timor-Leste, salientando o registo topográfico de todas as cavidades visitadas.

Durante os trabalhos, que vão decorrer de 4 de setembro a 2 de outubro, serão ainda desenvolvidas ações de divulgação e sensibilização que salvaguardem a proteção e uso sustentado do património espeleológico.

Para além de Manuel Freire e Sofia Reboleira, espeleólogos do NEUA que organiza a expedição, também seguem viagem até ao subsolo de Timor-Leste outros quatro espeleólogos nacionais do Centro de Estudos e Actividades Especiais da Liga para a Proteção da Natureza, do Centro de Investigação e Exploração Subterrânea e do Grupo Protecção Sicó.

Este projeto, que dará especial ênfase aos distritos de Baucau, Lautém e Viqueque e que “assenta numa clara partilha de informação e conhecimento nos mais diversos domínios da espeleologia, perspetiva que a curto prazo os grupos e associações dedicadas à espeleologia sejam uma realidade em Timor-Leste”.

Desta forma, aponta Manuel Freire, “assegura-se que Timor-Leste e os seus espeleólogos possam continuar a desenvolver trabalhos neste domínio contribuindo assim para um maior e melhor conhecimento do seu património natural, hídrico, civilizacional e cultural".

Os espeleólogos nacionais perspetivam ainda que outras áreas, científicas ou lúdicas, possam vir a "beneficiar dos novos valores que este projeto vem acrescentar à atualidade timorense”.

Texto e foto: UA