Novos passadiços em Vagos e Aveiro são inaugurados este domingo.

2018-06-30 09:46

Categoria: 

Concelho: 

A inauguração da Via Ecológica Ciclável em Aveiro está marcada para este domingo, dia 1 de julho, com uma caminhada com inicio pelas 10h30 junto à Ponte de São João e chegada prevista a Vilarinho (Cacia) pelas 12h20, junto ao Rio Novo do Príncipe onde será feita a cerimónia de inauguração.

Com um investimento de aproximadamente 800.000 euros, suportado apenas pelo orçamento da CMA, considerando o facto de não existirem fundos comunitários para este tipo de intervenções, a nova via pedonal e ciclável liga o Canal de São Roque (no centro da Cidade de Aveiro), a Vilarinho (na margem sul do Rio Novo do Príncipe), passando pelo Cais da Ribeira de Esgueira e por toda a frente-Ria de Mataduços, Póvoa do Paço e Vilarinho.

O restante troço, em Albergaria e Estarreja, será brevemente concluído, e possibilitará a ligação do centro da cidade de Aveiro, através de Albergaria até ao Esteiro de Estarreja, passando por vários cais, também executados pela Polis, tais como o Cais de Canelas e o Cais de Salreu

A nova via de fruição paisagística da Ria de Aveiro, que tem no Município de Aveiro uma extensão de aproximadamente 7,5km, integrando o projeto global da Polis Litoral Ria de Aveiro com uma extensão de 48 km que se desenvolve em dois percursos, entre Estarreja – Albergaria-a-Velha – Aveiro (com 23 km) e Vagos – Mira (com 25km).

O troço Vagos – Mira tem inauguração marcada para as 15h30 na ponte pedonal da Barrinha de Mira, na Praia de Mira, seguindo-se idêntico momento às 16h00 na Gafanha da Boa Hora, junto à ponte da Vagueira.

O troço Vagos-Mira terá 25 km de extensão e inicia-se em Vagos, na ligação do Caminho do Praião, também requalificado pela Polis, e aproveita os caminhos rurais existentes.

No concelho de Mira a ciclovia existente foi requalificada, desenvolvendo-se ao longo de pinhais e eucaliptais, tendo como pontos de referência a Barrinha e a Lagoa de Mira, a sul, também intervencionadas pela Polis, a praia da Barra de Mira, na zona central, e a praia do Areão, do outro lado da Ria, a norte.

Em toda a extensão a ciclovia foi dotada de sinalética e mobiliário urbano com uma imagem única alusiva à ria de Aveiro, facilmente identificável pelos habitantes ou visitantes da região, tendo como tema de base os barcos tradicionais, com os seus típicos painéis pintados à proa e à popa, presença marcante e constante ao longo de toda a laguna.

A obra, iniciada em julho de 2017, teve um custo total de 1,119 milhões de euros (IVA incluído), financiada exclusivamente pelos respetivos municípios.