"A nossa escola precisa de um grande abanão" - Álvaro Domingues (geógrafo).

2021-12-10 11:25

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O geógrafo Álvaro Domingues defende uma escola mais aberta à observação e contacto dos alunos com a realidade.

No dia em que apresentou o livro “Paisagens Transgénicas”, na Universidade de Aveiro, o geógrafo falou do lugar da tecnologia nas sociedades lembrando que sempre tem estado lá mesmo quando não a consideramos como tal.

O geógrafo, investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, olha para essa relação da escola com a envolvente como um dos elementos a aprofundar (com áudio)

O autor assina a exposição de fotografia patente ao público no hall de exposições do Edifício Central e da Reitoria com uma seleção das imagens presentes no livro.

"Paisagens Transgénicas" é um projeto em desenvolvimento há 16 anos e foi apresentado pelo Museu da Paisagem e pela Ci.CLO em 2021 no âmbito da Bienal’21 fotografia do Porto.

Na conversa com alunos, investigadores e docentes, o geógrafo defendeu um olhar aberto sobre a evolução dos tempos e o lugar da tecnologia que hoje aparece a marcar a vida quotidiana como algo omnipresente em forte "aceleração".

E deu exemplos vários ao nível das capacidades do homem moldar a terra e se relacionar com o território que sempre indiciaram esse presença "tecnológica" (com áudio).