Nora Cavaco em conversa na Biblioteca de Albergaria sobre autismo.

2016-04-02 09:20

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Nora Cavaco é a próxima convidada do ciclo “Conversa com…”, que tem lugar, este sábado, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha. A psicóloga, investigadora e autora de várias obras sobre o autismo vai apresentar o livro infantil "Pedro Abraço, o Menino Autista", às 15h00. Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, "Pedro Abraço, o Menino Autista" conta a história de um rapaz igual a tantos outros, mas com algumas particularidades comportamentais. Pedro Abraço não gosta que mexam nas suas coisas e não compreende alguns gestos e atitudes do mundo à sua volta.

Mas quando começa a frequentar a escola, os meninos Abraço que lá encontra vão ensinar-lhe a brincar e a dar abraços com alegria. E o Pedro Abraço, à sua maneira, vai ensinar-lhes que na diferença está a igualdade. De forma simples, mas precisa, a autora explica como lidar com a criança autista e integrá-la na sociedade, respeitando os seus espaços e tempos.

Nora Cavaco é Mestre em Psicologia da Educação e Reabilitação e Doutorada em Educação Infantil e Familiar, Investigação e Desenvolvimento Psicopedagógico. É docente universitária desde 2006 e tem incidido a sua investigação nas áreas do Autismo, Saúde e Psicologia.

Já no dia 20 de abril, pelas 18h00, o Cineteatro Alba recebe a palestra “Autismo e o The Son-Rise Program®”, organizada pela Associação Vencer Autismo, com o apoio da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e do Albergaria Integra'T, programa desenvolvido no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3.ª Geração (CLDS 3G).

No Concelho de Albergaria, existem duas Unidades de Ensino Estruturado de Autismo, fundamentalmente com a metodologia TEACCH, no Agrupamento de Escolas da Branca.

O Município, em parceria com a Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha, inaugurou o ano passado uma sala Snoezelen e uma sala de Integração Sensorial, vocacionadas para receber utentes com o espectro do autismo. São dois equipamentos de acesso gratuito, que podem ser utilizados mediante marcação individual ou através de instituições.