Nestlé Portugal celebra 100 anos com visita do Presidente da República.

2023-05-12 18:23

Categoria: 

Concelho: 

O evento de celebração do centenário da Nestlé Portugal decorreu, hoje, dia 12 de maio, na Fábrica de Avanca, onde tudo começou há 100 anos e contou com um ilustre conjunto de presenças.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e teve também a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, do embaixador da Suíça em Portugal, Markus-Alexander Antonietti, do Chairman do Grupo Nestlé, Paul Bulcke, da Diretora Geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz e dos principais stakeholders da Nestlé Portugal.

Na ocasião o Presidente da República distinguiu todos os atuais e antigos Colaboradores da Nestlé em Portugal através da atribuição da condecoração de Comendador da Ordem de Mérito Empresarial a Alfredo Manuel da Silva.

Ao longo de um século, a Nestlé tem criado e partilhado valor económico, social e ambiental em Portugal com uma importante presença industrial contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população portuguesa

Atualmente, a Nestlé Portugal emprega mais de 2.500 colaboradores, tendo atingido um volume de negócios de 677 milhões de euros em 2022, incluindo 125 milhões de euros em exportações, e investido 73 milhões de euros nas suas operações.

A empresa reitera o seu compromisso: trabalhar nos próximos 100 anos mantendo como farol a melhoria da qualidade de vida dos seus consumidores, através da nutrição, cumprindo, simultaneamente, os seus compromissos de sustentabilidade para atingir a neutralidade carbónica até 2050.

O ano de 2023 marca um momento histórico para a Nestlé Portugal que celebra 100 anos. “Viver é uma Arte. A Nestlé faz parte.” é o mote da campanha que está a celebrar com os consumidores a confiança depositada na companhia e nas suas marcas ao longo de várias gerações. Ao longo de um século, a Nestlé tem sido uma empresa relevante na economia portuguesa, criando e partilhando valor económico, social e ambiental com a comunidade através de uma importante presença que tem crescido continuamente e continuará a projetar-se no futuro.

“O nosso sucesso e reputação no país são em grande parte devidos ao reconhecimento e à confiança depositada em nós pelos Consumidores. É para eles que todos os dias fabricamos os melhores produtos adaptados a toda as etapas da sua vida e é a eles que devemos o nosso sucesso. Mas este é um trabalho que não podemos fazer sozinhos, contamos com o apoio de muitos parceiros de negócio ao longo da nossa cadeia de valor, desde os agricultores produtores de cereais no Alentejo, até aos retalhistas que nos ajudam a levar os produtos aos consumidores, pelo que a todos eles o nosso Muito Obrigado. Também a presença do Senhor Presidente da República, da Senhora Ministra da Agricultura e dos nossos principais stakeholders na celebração de hoje enaltecem a importância da relação de confiança que a Nestlé construiu com os portugueses ao longo dos últimos 100 anos. O nosso compromisso é o de continuar a trabalhar para os próximos 100 anos, criando e partilhando valor em Portugal, com impacto positivo na vida dos nossos consumidores.”, afirma Anna Lenz, Diretora Geral da Nestlé Portugal.

No discurso proferido na cerimónia de celebração, realizada na fábrica de Avanca, o Presidente da República agradeceu à Nestlé a sólida presença de 100 anos em Portugal, enaltecendo o contributo económico e social que a empresa tem dado ao país. “É uma honra para o país e para o município de Estarreja poder contar com uma fábrica como esta. No seu estabelecimento em Portugal, a Nestlé soube perceber os portugueses e hoje conhece o bem país. Continua a apostar em Portugal com uma certeza e confiança inabaláveis. Esta é uma Nestlé diferente das outras, nasceu com os portugueses, associando-se a um Prémio Nobel (Egas Moniz) que compreendia bem os problemas do país. Esta Nestlé exporta agora 65% do que produz e isso é muito importante para a economia portuguesa, sendo ainda um exemplo de futuro com responsabilidade social”, concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Foi a ação do Professor Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina em 1949) que lançou, em 1923, na sua terra natal, Avanca, as bases do que é hoje a Nestlé Portugal, trazendo para o país a tecnologia que permitiu o desenvolvimento de produtos alimentares essenciais à melhoria da qualidade de vida da população portuguesa. Egas   Moniz inspirou-se em Henri Nestlé que em 1867 inventou a "Farinha Láctea", tão importante numa época com uma taxa de mortalidade infantil muito elevada na Europa.

A história da empresa está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento de produtos alimentares e de bebidas, com marcas icónicas como CERELAC®, NESTUM®. SICAL®, NESCAFÉ® ou MAGGI®, através de uma estrutura sólida implantada no país e apoiada por investimentos contínuos, com reflexos nos sucessivos crescimentos de volumes de produção nas duas fábricas que o Grupo tem em Portugal, Porto e Avanca.

Hoje, com mais de 2500 colaboradores, a Nestlé Portugal desempenha um relevante papel na criação de riqueza no país. Em 2022, as vendas da empresa atingiram os 677 milhões de euros, tendo investido 73 milhões de euros na sua operação. É ainda a partir dos dois polos de excelência que são as fábricas do Porto e de Avanca que a Nestlé fabrica um largo conjunto de marcas locais e internacionais, adaptadas aos gostos e conveniências dos consumidores portugueses, mas também apreciadas além-fronteiras, em mais de 60 países, para onde a empresa exporta mais de 60% da sua produção local.

Durante o evento, a Nestlé Portugal enalteceu a relação de confiança que ao longo de 100 anos construiu com os consumidores portugueses, agradeceu ainda aos seus colaboradores atuais a sua dedicação e a das várias gerações que os antecederam na construção da Nestlé Portugal e a todos os seus stakeholders pelo contributo fundamental dado todos os dias ao longo da cadeia de valor da companhia. A todos eles, a Nestlé reiterou o seu compromisso em continuar a criar e partilhar valor com a sociedade portuguesa, fazendo evoluir o seu portefólio de produtos em linha com as atuais e futuras necessidade nutricionais dos portugueses e tendo sempre como farol o cumprimento dos compromissos de sustentabilidade que a Nestlé definiu para si, cujo objetivo macro é atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Constituiu um ponto alto do evento o reconhecimento que o Presidente da República fez aos Colaboradores da Nestlé Portugal, decidindo atribuir a condecoração de Comendador da Ordem de Mérito Empresarial a Alfredo Manuel da Silva. Ao longo de uma carreira de mais de 44 anos no Grupo Nestlé, trabalhando em diversos países Alfredo Silva é reconhecido como uma referência absolutamente unânime na Nestlé em Portugal e também além-fronteiras.

Nesta celebração, a comitiva, composta pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pela Ministra de Agricultura, Maria do Céu Antunes e pelo Embaixador de Portugal na Suíça, Markus-Alexander Antonietti, acompanhados pelo Chairman do Grupo Nestlé, Paul Bulcke, e pela Diretora Geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz, ficou a conhecer de perto as linhas de onde todos os dias saem duas das mais emblemáticas marcas do portefólio da Nestlé Portugal, CERELAC® e NESTUM®. Após a visita, a comitiva teve ainda oportunidade de degustar estes e outros produtos Nestlé que formam parte das mais de 90 marcas que o Grupo produz e comercializa em Portugal.