Navio Museu Santa André reabre para visitas no dia 21 de Maio. MMI tem programação especial para celebrar Dia dos Museus.

2022-05-06 16:01

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo assinala o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) com a reabertura do Navio Museu Santo André.

Momento agendado para dia 21 de maio, no cais, do Canal de Mira, no Jardim Oudinot.

Com novos espaços para visitar e recursos expositivos para descobrir o navio apresenta um percurso mais adaptado a visitantes e novo pórtico de entrada.

A programação inclui concertos, visitas guiadas, noite no museu entre outras ações.

“O Grande Norte” é uma exposição produzida pelo Museu Marítimo de Ílhavo, com a participação de outras entidades museológicas, que conta a última grande aventura marítima portuguesa, que desbravou caminho até à grande ilha do Ártico.

Ligada ao tema da exposição, há uma “Conversas de Mar: A cultura Inuit - De Cape Dorset para o mundo”, onde um conjunto de desenhos e esculturas criadas por mulheres artistas Inuit, retratam a atividade piscatória da população em Cape Dorset, Canadá, e a sua representação na arte local.

O lançamento do livro “O Homem sem Coração” é outros dos momentos do programa que se ligam à temática d’” O Grande Norte”.

O título que é um relato autobiográfico de Guilherme Piló Sales sobre as memórias vividas como pescador à linha nos grandes bancos da Terra Nova e da Gronelândia.

A música faz também parte das comemorações do Dia Internacional dos Museu.

Na praceta do Aquário dá-se o ponto final do projeto “Patrimónios Sonoros Marítimos”, num momento de festa e celebração da cultura marítima.

O encerramento fica a cargo de Sampladélicos, grupo musical que une o realizador Tiago Pereira ao músico Sílvio Rosado.

A dupla apresenta uma mistura de samples que provém da recolha de diversos registos sonoros nas comunidades marítimas.

As atividades vão estar em toda a área do museu e a noite ganha relevo.

Para os mais novos, está de volta a atividade “Noite no Museu”, onde é possível dormir na companhia dos bacalhaus e desvendar os segredos guardados nos espaços do museu que, normalmente, não estão abertos ao público.

Ainda para os mais novos há “Histórias em Palco – O Museu”, uma ação para crianças a partir dos 4 anos, dinamizada pela Biblioteca Municipal de Ílhavo.

Para assinalar a data, o público Maior é convidado para uma Visita-oficina onde se questiona o poder dos museus e a relevância para e do visitante.

A sala das conchas é o ponto de partida para a visita especial “À descoberta das Conchas”, que desce às Reservas do Museu e no Centro de Religiosidade Marítima, a noite abre espaço para uma visita guiada, onde é possível conhecer o mais recente Pólo do Museu de uma nova perspetiva.