"Não vejo ninguém a seguir a profissão de padeira" - Alzira Vasconcelos.

2018-03-10 10:44

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

As padeiras de Vale de Ílhavo temem pela extinção da atividade e afirmam que é necessário fazer algo para estimular a profissão.

Testemunho deixado na abertura da Rota das Padeiras, na sede da Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, na edição de estreia do ciclo de conversas “Em Ílhavo Acontece à Sexta”.

Esta sessão temática foi dedicada à figura da Padeira de Vale de Ílhavo e Alzira Vasconcelos lembrou os seus próprios testemunhos em reportagens do Expresso e da SIC.

Ao fim de mais de 30 anos de profissão admite que continua a ver cair o número de padeiras em atividade (com áudio).

Depois da noite cultural e das portas abertas nas padarias na madrugada de sábado, o segundo dia começa com a abertura oficial do evento, às 15h, e a animação na sede da Associação Cultural e Recreativa Os Baldas.

Até ao final das tardes de sábado e de domingo há várias atividades a decorrer, como workshops de artesanato, showcookings de padas e folares, degustações, animação musical, dança, teatro de fantoches e até uma visita dos Cardadores de Vale de Ílhavo.

A manhã e início da tarde de segunda-feira, 12 de março, são o espaço dedicado às crianças, inseridas em grupos escolares, com visitas guiadas às moagens de farinha e showcookings de padas de Vale de Ílhavo.