“Não repitam o que em vi este domingo na praia. É a saúde de todos que está em causa" - Yonathan Simões.

2020-03-25 14:50

Categoria: 

Concelho: 

É um alerta para os riscos da concentração de pessoas e para os movimentos de massas sempre que há deslocação de cidadãos.

Um aveirense residente no sul de Espanha, chef de cozinha, pede aos portugueses para olharem para o caso espanhol e a dimensão dos dados apurados dia após dia para se protegerem.

Yonathan Simões relatou na Terra Nova essa experiência de Alicante, cidade balnear que registou uma explosão nos infetados por coronavírus.

"O que mais importante podemos ter é a liberdade. Estou privado de liberdade há 15 dias e já foi decidido que é por ais 15 dias. Não desaproveitem essa vantagem".

Considera que nem todos estão familiarizados com a gravidade da situação.

“No início registávamos 22 casos. Estávamos tranquilo mas de repente tudo mudou. Os da capital vieram para as segundas residências e agora Alicante tem mais de 2 mil casos. Há medo. O serviço de saúde colapsou. Há hotéis a serem transformados em hospitais”.

Yonathan viu imagens de portugueses nas praias no passado fim-de-semana e recomendou prudência.

“Não repitaam o que em vi este domingo na praia. É a saúde de todos que está em causa. O SNS não suporta 30 mil pessoas infetadas. Aproveitem e fiquem em casa. Façam o que há muito tinham planeado fazer em casa e que nos voltemos a ver rapidamente”.