“Não imaginava que essa trajetória pudesse atingir os níveis que atingiu” - Gilberto Madaíl.

2016-11-07 07:41

Categoria: 

Concelho: 

O antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol Gilberto Madail disse hoje que teve “uma grande alegria” ao conseguir trazer para Portugal a realização do Euro2004, cuja festa e convivência “perduram na memória de todos”.

Gilberto Madail falava ao receber da Junta de Aradas, Aveiro, a medalha de Honra da Freguesia de onde é oriundo, mencionando nas palavras de agradecimento “os 22 anos de reconhecido esforço em prol do futebol, que (o) levaram a afastar da terra e a sacrificar a família, que sempre (o) apoiou na (sua) trajetória”.

“Não imaginava que essa trajetória pudesse atingir os níveis que atingiu, que pudesse conhecer aquilo que conheci, que pudesse estar envolvido em processos tão importantes como o do Euro e a grande alegria de conseguir trazer, pela primeira vez, para um pequeno país um campeonato da Europa, que teve um bom começo e um mau fim. De qualquer forma acho que irá perdurar na memória das pessoas a alegria e a convivência do Euro2004”, disse Gilberto Madaíl na sua alocução.

David Paiva Martins, presidente da Junta de Freguesia de Aradas, lembrou o percurso de Gilberto Madaíl, “que prestigia a Freguesia”, nomeadamente as funções desempenhadas como governador civil, deputado e, em particular, no campo desportivo.

“Foi na sua presidência da Federação que o futebol português enceta e consolida a caminhada que o trouxe ao nível do patamar superior do panorama futebolístico mundial em que atualmente se encontra”, disse, acrescentando: “No campo de desporto foi presidente do Beira Mar, da Associação de Futebol de Aveiro, da direção e da assembleia geral da FPF, membro do Comité Executivo da UEFA e de várias comissões da FIFA, cuja atuação foi decisiva para trazer para Portugal a realização do Euro 2004”.

Juntamente com Gilberto Madail, foram homenageados pela Junta de Freguesia de Aradas, na sessão que assinalou os seus 180 anos, a escola de música da Banda da Quinta do Picado e o Futebol Clube Bonsucesso, clube local que se tem distinguido em várias modalidades, nomeadamente no hóquei em patins, e mais recentemente no andebol.

Texto: Lusa