Mutualistas reúnem no Luso.

2023-02-03 09:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Professor e ex-Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, é o convidado central da V Reunião Anual de Presidentes Mutualistas, agendada para este sábado, às 9h00, no Grande Hotel de Luso, Mealhada, onde abordará o papel do setor social na Saúde.

Organizada pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP), esta cimeira dos líderes máximos das associações mutualistas, cuja sessão de abertura será presidida pelo Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, vai promover a reflexão sobre aquela que é uma das áreas principais da atuação das mutualidades.

"Perante as dificuldades que o Serviço Nacional de Saúde atravessa, importa refletir sobre o verdadeiro papel do setor social, e das mutualidades em particular, no sistema de saúde. O país não pode desperdiçar a capacidade instalada e potencial que as mutualidades representam e que demonstraram durante a pandemia, quando, em muitos territórios, foram a resposta de proximidade com que muitos portugueses puderam contar", contextualiza, Luís Alberto Silva, Presidente da UMP.

Num segundo momento do evento, será apresentado o estudo "As organizações mutualistas na sociedade portuguesa do século XXI", realizado pela Universidade de Aveiro para a UMP, que identifica as potencialidades de expansão e fragilidades do mutualismo em Portugal, prospetiva os cenários futuros e produz recomendações.

A apresentação do estudo estará a cargo das investigadoras Teresa Carvalho (coordenadora) e Ana Rita Pereira.