Música, arquitetura e circo contemporâneo em destaque no 23 Milhas em Setembro.

2020-08-31 17:50

Categoria: 

Concelho: 

Rouxinol Faduncho, uma viagem pela paisagem industrial ilhavense, circo contemporâneo ou um espetáculo para bebés estão entre as propostas do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, para o mês de setembro.

Com a programação cultural a retomar progressivamente um ritmo normal, adequado em termos de normas de higiene e segurança à nova realidade, estão previstos para este período um projeto com as escolas do município, dois espetáculos, duas residências artísticas e uma visita orientada pela arquitetura em Ílhavo. 

De 2 a 13 de setembro, Rita Natálio estará na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré onde desenvolve o projeto “Terra Batida”, sobre violência ecológica e políticas de abandono.

De 7 a 11 de setembro, o criador, bailarino e coreógrafo Luíz Antunes regressa a Ílhavo para a segunda fase do projeto Dança Jovem, que junta alunos de dança de três escolas do Município de Ílhavo, a FulldanceStudio, Casa do Povo da Gafanha da Nazaré e a Arabesque, na simulação da experiência de uma companhia de dança profissional

No dia 19 de setembro, o comediante e ator Marco Horácio apresenta o espetáculo Rouxinol Faduncho na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré em que, com um trio de instrumentistas que musicam o espetáculo, adapta canções conhecidas, que coreografa com o público.

De 22 de setembro a 5 de outubro acontece a primeira residência artística do LEME - Festival de Circo Contemporâneo, que acontece de 4 a 6 de dezembro, em Ílhavo. A residência dos Familiar Faces, dos Países Baixos, culminará na antestreia da criação Surface, que acontece no dia 3 de outubro, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, com entrada gratuita. O espetáculo reflete sobre como os humanos podem relacionar-se com a natureza e sobre como o ser humano molda o seu ambiente, através da técnica de acrobacia mão-a-mão e da água.

No dia 26 de setembro, acontece mais uma edição do já incontornável ciclo de visitas Olhar por Dentro. Esta sessão será feita em bicicleta, orientada pelo arquiteto João Paulo Cardielos, em parceria com a empresa talkie-walkie, parceira do 23 Milhas neste projeto, e vai procurar compreender a riqueza da paisagem industrial ilhavense.

Os mais novos e as suas famílias nunca deixam de ser contemplados e no dia 27 de setembro há “Malas e Fraldas”, da Catrapum Catrapeia, um espetáculo de luz, video mapping e música ao vivo para bebés desde os zero aos três anos em que o público é convidado a participar. 

O 23 Milhas trabalha, além de setembro, os meses seguintes, garantindo que a programação regular e os festivais habituais (nos próximos meses acontece a Milha - Festa da Música dos Músicos e da Música de Ílhavo e o LEME) se mantêm, adaptando-se ao novo normal.

Todas as informações estão disponíveis no site www.23milhas.pt e os bilhetes encontram-se à venda na Casa da Cultura de Ílhavo, de segunda a sexta-feira, entre as 10:00 e as 19:00, ou na bilheteira online da BOL.