Music Tech Fest Aveiro com vídeos do 'MTF LABS' disponíveis.

2020-12-14 17:47

Categoria: 

Concelho: 

O MTF Labs reuniu no Teatro Aveirense 50 investigadores e empreendedores, provenientes de 22 países diferentes, para inventar o futuro numa semana intensiva de tecnologia e inovação. Apesar dos desafios "de conduzir um evento híbrido, simultaneamente, online e offline, as duas atividades tiveram um enorme sucesso".

O MTF Labs e o MTF Sparks, atividades do Music Tech Fest (MTF), transferiram-se para o centro de Aveiro entre os dias 12 e 17 de outubro, fazendo parte de um dos principais eventos de cultura, arte e tecnologia a nível nacional – a Aveiro Tech Week, que juntou de 12 a 18 de outubro, o Criatech, o Techdays Aveiro e o Prisma / Art Ligh Tech. "Os resultados não podiam ter sido melhores – várias parcerias e o desenvolvimento de novos projetos ganharam e lançaram bases para novas colaborações".

Aos investigadores e empreendedores dos quatro cantos do mundo juntaram-se 88 participantes – na sua maioria estudantes e investigadores do INESC-TEC na Universidade do Porto, da ESMAD no Instituto Politécnico do Porto, do Programa Conjunto MCT entre a NTNU em Trondheim e a Universidade de Oslo, e do Art+Science Research Group na UNAM na Cidade do México – entre eles personalidades nacionais e internacionais como Paul D. Miller, também conhecido por DJ Spooky, a artista pioneira de sistemas biológicos Marta de Menezes, o maestro de orquestra Martim Sousa Tavares, Alexandra Murray-Leslie e Melissa E Logan do grupo de arte feminista Chicks on Speed, entre muitos outros.

Sob o tema Another Green World os participantes em conjunto, trabalharam com tecnologia de ponta, juntando conhecimentos e experiências para criar novos projetos, produtos, negócios e colaborações entre artistas e cientistas da sua rede global.

O MTF Sparks, dirigido a jovens, ganha forma enquanto oficina criativa dinamizada de uma fora divertida e educativa, orientada por especialistas que exploram o som, computação física, criatividade, ciência e produção, junto de crianças e adolescentes. A oficina criativa realizou-se sempre durante a manhã e os jovens tiveram a oportunidade de mostrar os seus projetos à tarde num showcase aberto à comunidade.

MTF Labs Aveiro e MTF Sparks Aveiro 2020 foram o primeiro passo de uma colaboração contínua entre a organização MTF Labs na Suécia e a Cidade de Aveiro que continuará a trazer referências nacionais e internacionais do mundo das artes e da ciência para Aveiro, bem como levar as incríveis ideias, criatividade e inspiração de Aveiro para o mundo. A organização do MTF a nível internacional agradece à Câmara Municipal de Aveiro, pela possibilidade de integração deste projeto na comunidade, frisando que esta “apenas se tornou possível graças à sua visão que concebe a tecnologia e a cultura como um todo que não pode estar dissociado, trabalhando no sentido de criar oportunidades no Município”. A Aveiro Tech Week foi uma semana com o carimbo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da iniciativa Aveiro Tech City.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915 euros com o apoio FEDER de 4.892.732 euros.