Museus nas propostas da agenda cultural do fim de semana.

2024-01-27 07:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro entra na reta final e encerra com espetáculo no domingo.

Além da programação regular destaca-se a realização de workshops no fim de semana.

“Memórias Renascidas” decorre no sábado, entre as 10h e as 13h, no Museu de Aveiro / Santa Joana,

A “Pássaro de Seda” propõe a criação de peças novas a partir de peças em desuso mas com valor afetivo.

Em “Introdução à Roda de Oleiro” as atividades de sábado à tarde e domingo de manhã com o Atelier Aquiles visam a introdução à roda de oleiro como forma de produzir cerâmicas de mesa utilitárias e resistentes.

Há eventos como “Diálogo Filosófico” no domingo às 15h na Galeria da Antiga Capitania, percursos por exposições e performance instalação multidisciplinar.

O encerramento da bienal conta com espetáculo especial.

“A Terceira Vida da Argila: Canções da Boca de Barro” apresenta-se no domingo às 18h00 no Centro de Congressos de Aveiro.

O surgimento do Museu da Bienal inspira as últimas ações.

As Sete Vidas da Argila, um projeto de intervenção cultural em Aveiro com direção artística de Jorge Louraço Figueira e realizado por artistas profissionais e amadores, a que se soma um documentário de Sofia Saldanha e João Garcia Neto, é um dos momentos em destaque.

Para o encerramento da XVI Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, há Canções da Boca de Barro, um espetáculo coral a partir das canções que Pedro Almeida compôs para o projeto.

 

A exposição “Mar Farpado”, no Museu Marítimo de Ílhavo, inspira a programação do ciclo “Tanto Mar” em janeiro.

É a primeira sessão do ano, agendada para este sábado, dia 27 de janeiro, no Museu Marítimo de Ílhavo, com visita guiada por Miguel Palma.

A viagem começa às 16 horas com o artista a falar sobre a exposição concebida, propositadamente, para o Museu Marítimo de Ílhavo, e que contou com a colaboração do músico André Tasso, na realização de uma instalação sonora.

Presente no mundo artístico há mais de três décadas, o trabalho de Miguel Palma aposta numa abordagem artística que assume diferentes interpretações, seja na escultura, na multimédia ou na performance.

A visita à exposição é o ponto de partida para a “Conversa de Mar” que se segue sob o tema “Mar Farpado: apropriações e recriações”, protagonizada por Miguel Palma e Miguel Von Hafe Pérez.

Miguel VH Pérez é crítico de arte e comissário de exposições.

Foi responsável pela área de artes plásticas e arquitetura da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura.

Entre 2003 e 2005 foi comissário convidado no Centre d’Art Santa Mònica em Barcelona; responsável pelo projeto de arquivo sobre arte contemporânea em Portugal intitulado “anamnese”, o site e o livro, desenvolvido para a Fundação Ilídio Pinho.

Foi, ainda, diretor do Centro Galego de Arte Contemporánea em Santiago de Compostela (2009-2015) e é o novo curador do Centro de Artes Visuais (CAV) de Coimbra até 2026.

Para as famílias, o programa “Tanto Mar!” inclui, também no sábado, a oficina “Mar Farpado”, entre 10h e as 11h30.

Diferentes materiais, texturas, cores e formas serão explorados numa atividade para pais e filhos, que leva a conhecer a exposição de Miguel Palma.

As inscrições para a oficina podem realizar-se pelo número de telefone 234 329 990 ou através do endereço de e-mail visitas.mmi@cm-ilhavo.pt

 

Andrea Ramos apresenta, em Águeda, o livro “Sosileto, o Ratinho Preto”.

Escrito sobre bullying e superação para ajudar as crianças e adolescentes a não se isolarem e a serem autores da sua história.

História ternurenta que remete para o embaraço e humilhação que qualquer diferença pode provocar na vida de uma criança.

A entrada é livre, haverá teatro, música, comida, entre outras surpresas.

Evento, este sábado, às 16h, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre.

 

A PROMOB, de Bustos, Oliveira do Bairro, abre as portas a concerto de Carlos Raposo e Nuno Norte.

Pela primeira vez, a associação abre as portas da sua sede, em Bustos, a um evento musical.

“Vem e Deixa-te Ficar Na Minha Casa” é um concerto de Carlos Raposo e Nuno Norte, este sábado à noite, às 22h, na sede da Associação.

Conhecido pela sua participação no programa Ídolos e na Filarmónica Gil, Nuno Norte é o convidado de honra de Carlos Raposo para um concerto acústico e intimista, que marca o 44º aniversário do músico bairradino.

 

Sever do Vouga em noite de teatro.

A companhia GRIOT apresenta “Uma Confissão Se Quiseres” que aborda questões atuais e urgentes, como é o caso da colonização, do racismo e do género.

Vai ser apresentada no CAE de Sever do Vouga, este sábado, às 21h30, e domingo, dia 28 de janeiro, às 16h00.

A encenação é de Rogério de Carvalho e a interpretação está a cargo de Daniel Martinho e Zia Soares.