Museu Marítimo inaugura exposição sobre presença de plástico nos oceanos.

2023-06-08 10:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A exposição “Plasticus Maritimus - uma espécie invasora”, de Ana Pêgo, vai ser inaugurada, esta quinta-feira, dia 8 de junho – Dia Mundial dos Oceanos, às 21h30, no Museu Marítimo de Ílhavo.

Plasticus Maritimus é a nova espécie exótica que tem vindo a crescer em todas as praias e oceanos.

Com uma infinidade de formas, cores e tamanhos, as suas maiores características, representa uma grande ameaça para a fauna marítima e, por consequência, para o Homem.

De uma forma simples e colorida pretende-se, nesta exposição, que os visitantes tomem consciência do grande problema do lixo marítimo, alertando-os, através de exemplos desta espécie, para quantidade e variedade de alguns objetos que dão diariamente à costa nas praias.

A exposição estará patente no Museu Marítimo de Ílhavo até dia 7 de janeiro de 2024.

Ana Pêgo estudou Biologia Marinha e Pescas na Universidade do Algarve.

É no ano de 2012 que começa a dedicar-se à educação ambiental, fundindo a arte com a ciência.

A crescente preocupação com o lixo marítimo levou a bióloga a aprofundar conhecimentos e a criar projetos educativos com esse tema, é dessa preocupação que nasce, em dezembro de 2015, Plasticus Maritimus, projeto que partilha, de forma artística e educativa, os achados das nossas praias.

A inauguração da exposição será o mote para a Conversa de Mar “Para um uso mais sensato dos Plásticos”.

Ana Pêgo participa nesta conversa em dia de entrega simbólica das recolhas de lixo realizadas com a Brigada Verde, da CERCIAV, e apresentação do Projeto de Comunidade “Azul Petróleo”, com Rui Queiroz de Matos e Alexandre Simões.