Museu Marítimo de Ílhavo retoma as “Conversas de Mar”.

2022-11-18 11:50

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo retoma as “Conversas de Mar”.

No dia 26 de novembro, último sábado do mês, o destaque do “Tanto Mar” vai para a “Conversa de Mar: A arquitetura do bacalhau & outras espécies”, às 18h, com os arquitetos e investigadores André Tavares e Diego Inglez de Souza, que lançam o livro homónimo.

A obra explora a hipótese de as características biológicas do bacalhau poderem gerar arquitetura, focando-se na costa portuguesa para compreender as relações dinâmicas entre a construção em terra e a instabilidade dos ecossistemas marítimos.

Ao longo do dia, entre as 10h e as 18h, decorre a “Oficina de Gravura – João Carlos: Novas vias para o ver”, que convida a reinterpretar o trabalho de João Carlos, dinamizada pela AGIL – Associação Gráfica Ilhavense.

Em simultâneo, às 10h30, acontece a oficina “Dóri em papel”, dinamizada pela T.E.A.M – Truques & Engenhocas Associação de Modelismo, que desafia os participantes a contruir uma dessas embarcações pertencentes ao famoso Lugre Argus, um dos últimos quatro bacalhoeiros portuguesas que restam da grade frota de navios de pesca de bacalhau à linha com Dóris.

Todas as atividades são gratuitas mas sujeitas a inscrição.