Museu Marítimo celebra Dia do Mar com apresentação de livro e prémios de concurso de nautimodelismo.

2017-11-18 07:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo assinala o Dia do Mar com um programa para a tarde de sábado.

Esta é também a iniciativa que marca o encerramento das comemorações do 80.º aniversário do MMI. A tarde de sábado conta com momentos como a apresentação do livro “Traços de Construção Naval em Madeira, Mastreação e Aparelhos do Navio”, de António Marques Silva, a entrega dos Prémios do 4.º Concurso de Modelismo Náutico, encerrando com uma visita especial à exposição “Invisível”, de Hermano Noronha, Alexandre Sampaio, Ricardo Raminhos, João Malaquias.

A sessão do Dia Nacional do Mar e encerramento das comemorações dos 80 anos do Museu acontece às 16h. A noite, às 21h30, já com sessão esgotada, há “Noite no Museu - Dormir com os Bacalhaus”.

Quanto ao livro em apresentação é da autoria de um antigo capitão. O autor descreve, com o pormenor suficiente, como é construído o casco em madeira de um navio veleiro, como são os seus mastros - o “arvoredo”- e como se procede ao seu mastrear e desmastrear, como se aparelha um navio de vela depois de mastreado, a máquina do leme, o molinete e a amarra, quais são os indispensáveis trabalhos de conservação de um navio de madeira e, para terminar, qual o seu aparelho vélico.

António Marques da Silva nasceu em Lisboa a 23 de junho de 1931. Em 1951 terminou o Curso Geral da Escola Náutica e, quatro anos depois, o Curso de Capitão da Marinha Mercante. Entre 1952 e 1953 andou embarcado como praticante de piloto no arrastão bacalhoeiro Santo André, hoje pólo do Museu Marítimo de Ílhavo.

De 1953 a 1958 embarcou no navio Creoula como piloto e imediato, assumindo o comando do Gazela Primeiro até 1964. Desta data a 1973, continuou embarcado nos navios Argus e Creoula.Entre 1973 e 1987 andou embarcado em navios da companhia Econave, onde desempenhou funções de Comandante em vários navios de carga geral e porta-contentores.

Em 1981 acompanha a execução do projeto e supervisão das obras de recuperação e adaptação do Lugre Creoula a Navio-escola e Comandante desse navio.

Nesse mesmo ano, começou a lecionar a disciplina de Marinharia da Escola Náutica Infante D. Henrique até 1992. Em 1987 efetuou as provas de mar do NTM Creoula e fez a sua entrega à Marinha de Guerra Portuguesa. Aposentou-se de uma longa carreira de oficial da marinha mercante e as ligações do Capitão Marques da Silva à cultura marítima e ao património náutico tornaram-se, a partir de então, mais regulares e persistentes.

Em 1999, lançou o livro “Memória dos Bacalhoeiros - Uma contribuição para a sua História”. No ano seguinte, foi proposto para integrar a Comissão Técnica-Consultiva da Fragata D. Fernando e Glória. Modelista exímio, o Capitão Marques da Silva tem dedicado os últimos anos à pesquisa e fabrico de modelos de embarcações tradicionais.

Em outubro de 2001, foi eleito membro correspondente da Academia de Marinha e condecorado com a Medalha de Cruz Naval de Primeira Classe pela Marinha de Guerra Portuguesa, em maio de 2006.Mais recentemente, em 2008, através dos Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo, o Cap. Marques da Silva entregou à guarda e segurança do Museu Marítimo a sua coleção particular de motivos náuticos.