Museu Com Vida anima Museus da Bairrada.

2019-05-17 14:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Rede de Museus de Oliveira do Bairro, que integra o Museu de Etnomúsica da Bairrada, no Troviscal, e a Radiolândia (Museu do Rádio), em Bustos, vai celebrar o Dia Internacional dos Museus com a campanha "Museu Com Vida! 2019", que vai decorrer entre 18 e 25 de maio.

Da programação, destacam-se diversos workshops e ateliês para as populações infantil, jovem e sénior, uma exposição temporária e uma instalação interativa, para além do horário alargado de funcionamento dos museus.

O objetivo da campanha passa por reforçar os laços dos museus municipais do Concelho de Oliveira do Bairro com a comunidade, através da realização de várias atividades, lúdicas e educativas, para públicos de todas as idades.

A campanha “Museu Com Vida 2019”, promovida pelo Município de Oliveira do Bairro, começa já este sábado, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, às 10h30, no Museu de Etnomúsica da Bairrada, com o workshop “O Piano por Dentro”, destinado a crianças com idades entre os 6 e os 12 anos e suas famílias.

A programação continua à tarde, a partir das 16h00, na Radiolândia – Museu do Rádio, com o workshop de música improvisada “RadioJAM – Jam de Rádios”, em que os instrumentos são rádios, para jovens dos 12 aos 18 anos.

No domingo, às 16h00, a Radiolândia apresenta a instalação “RadioJAM”.

No dia seguinte, 2.ª feira, às 10h00, é inaugurada a exposição “Os Jazzes da Bairrada”, no Museu de Etnomúsica da Bairrada.

A programação continua, de 3.ª a 6.ª feira, com o atelier “Um Dia no Laboratório”, com sessões diárias às 10h00 e 14h30, em que crianças, entre os 3 e os 12 anos, são convidadas a assumirem o papel de conservadores e restauradores do Museu de Etnomúsica da Bairrada. Nos mesmos dias, a Radiolândia – Museu do Rádio vai projetar, às 10h00 e 14h30, o filme português “A Menina da Rádio”, um clássico de 1944 que ainda hoje é apreciado, especialmente pela população sénior.

Para o último dia da campanha, sábado 25 de maio, às 15h00, está programado o workshop “Bandas Sonoras”, no Museu de Etnomúsica da Bairrada, em que crianças e jovens dos 10 aos 16 anos, e suas famílias, poderão ser realizadores, compositores e intérpretes dos seus próprios filmes.