Murtosa realiza 'Semana do Emigrante'.

2019-07-25 17:23

Categoria: 

Concelho: 

De 27 de julho a 4 de Agosto, a Murtosa organiza a Semana do Emigrante, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Murtosa, que congrega um conjunto diversificado de acontecimentos, de cariz cultural, social, histórico e identitário e que pretende homenagear os emigrantes, num período em que, tradicionalmente, visitam a sua terra natal.

Assim, no sábado dia 27 de julho, o auditório da Oficina de Artes recebe, pelas 15H30, a apresentação do livro “Arraial – O fado de cada um”, de Francisco José Rito.

Ainda no mesmo dia, pelas 21H30, na Galeria Municipal da Torreira, terá lugar a inauguração de uma exposição de fotografia intitulada “Nascer e Pôr-do-sol”, promovida pela Associação de Fotografia e Artes Visuais da Murtosa, com registos fotográficos da ria e do mar.

Na quarta-feira, dia 31 de julho, o auditório da COMUR-Museu Municipal recebe a performance "Mulheres em Terra, Homens no Mar", um espetáculo intimista e documental, que dá voz às mulheres, contribuindo para a valorizar o papel das mulheres na economia do mar.

No dia 1 de agosto pelas 21H30, Rosalina Silva, conceituada fadista Murtoseira, apresenta-se no auditório da COMUR-Museu Municipal da Murtosa, para um concerto que fará a retrospetiva musical da intérprete.

Na sexta-feira, dia 2 de agosto, pelas 21H30, o Salão Nobre dos Paços do Município recebe a apresentação do livro “Memórias – 30 anos a Pintar a Ria”, uma edição da Câmara Municipal da Murtosa que homenageia a carreira do Mestre José de Oliveira, reunindo mais de 700 painéis de barcos moliceiros, pintados pelo artista plástico Murtoseiro.

No sábado, dia 3, terá lugar a missa de ação de graças na Igreja Matriz de Santa Maria da Murtosa, pelas 17H30 a que se seguirá uma noite de animação, no Cais do Bico, com tasquinhas dinamizadas pelas associações locais e com arraial popular.

No dia 4, domingo, a partir das 9H00, haverá tasquinhas e feira franca no Cais do Bico. Para além do arraial popular, terão lugar, pelas 09H00, a corrida de bateiras à vela e, pelas 16H00, a tradicional Regata de Barcos Moliceiros.