Murtosa: Pintura de Dimas Macedo está em restauro.

2021-02-09 11:46

Categoria: 

Concelho: 

A pintura alusiva à Arte Xávega na praia da Torreira, pintada, em 1950, pelo artista plástico Murtoseiro Dimas Macedo (1928-2009), que encima a boca de palco do Centro Recreativo Murtoense, no centro da vila da Murtosa, está a ser alvo de um minucioso trabalho de restauro, no âmbito da empreitada de reabilitação do histórico edifício, atualmente em curso.

O trabalho de restauro da tela, que possui cerca de 6 metros de comprimento por 2 metros de altura, está a ser realizado, na Oficina de Artes, em Pardelhas, por Ana Andrade, conservadora-restauradora com experiência na reabilitação de obras de arte, com destaque para intervenções no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu de Aveiro e Museu de Évora, entre outros, para além de trabalhos desenvolvidos em igrejas e coleções particulares um pouco por todo o país.

Depois de reabilitada, a obra regressará ao local original, onde foi pintada, há mais de 70 anos, tinha Dimas Macedo apenas 22 anos.

A icónica pintura é uma das marcas artísticas que o conceituado artista deixou na sua terra natal, conjuntamente com o belíssimo conjunto escultórico da Varela, na freguesia da Torreira, inaugurado em 2005.

Dimas da Conceição Macedo nasceu a 24 de Agosto de 1928, na Murtosa.

Em 1949 entrou na Escola de Belas Artes do Porto, cidade onde fez a sua primeira exposição de desenhos e aguarelas.

Em 1956 chegou a Paris, onde se dedicou à Pintura e trabalhos de artes gráficas. 6 anos depois, realiza a sua primeira exposição em Paris, na Galeria Vialetay, de aguarelas e guaches.

Faleceu em Paris, França, no dia 17 de dezembro de 2009.