Murtosa: Moliceiro "O Presidente" já navega nas águas da ria.

2019-04-01 12:31

Categoria: 

Concelho: 

Marcelo Rebelo de Sousa promete vir às águas da ria para viajar a bordo do moliceiro  "O Presidente” ontem lançado à ria.

Trata-se de uma homenagem à figura do presidente e, em simultâneo, a aposta na revitalização da frota de moliceiros a operar na ria maioritariamente em atividades marítimo-turísticas.

O Cais do Bico, na Murtosa, assistiu ao bota-abaixo desta embarcação que irá operar nos passeios na ria ao serviço da empresa Terra d’água.

Este é um momento marcado ainda pela reparação do Moliceiro da Câmara da Murtosa. O Estaleiro Museu da Praia do Monte Branco, na Torreira, trabalha a recuperação pelas mãos do Mestre José Rito.

O moliceiro da Câmara Municipal da Murtosa teve o seu bota-abaixo no ano de 2008 e apresentava já danos relevantes em face da sua intensa utilização ao longo da última década.

O Município tomou a decisão de proceder a uma profunda reparação da embarcação, uma intervenção com uma amplitude e extensão tal que dela resultará um moliceiro praticamente novo.

Recorde-se que a Murtosa é o único município da Ria de Aveiro a possuir um barco moliceiro tradicional, com capacidade para navegar à vela, em “ria aberta”.

Verdadeiro embaixador do território, o moliceiro é utilizado nas atividades promovidas pela Câmara Municipal e pelas associações do concelho.