Murtosa: Mestre Marco Silva já trabalha na construção de um novo moliceiro.

2019-04-23 11:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Depois do “Presidente”, a Murtosa dará, em breve, mais um barco moliceiro tradicional à Ria de Aveiro. O “Conquistador” está em fase de construção pelas mãos de mestre Marco Silva, na Torreira.

A embarcação que aos poucos vai ganhando forma, é propriedade de Márcio Nunes e Domingos Mole, dois cunhados naturais e residentes na Murtosa, que embarcaram juntos na aventura de construir um barco moliceiro de raiz.

A construção do “Conquistador” consolida a tendência de aumento do número de moliceiros tradicionais, com capacidade para navegarem à vela em “ria aberta”, depois de um período de declínio.

Antecederam o “Conquistador” as embarcações “Marco Silva”, de Marco Silva, em 2015, “Um Sonho”, de José Rebelo, em 2016, “Ferreira Nunes”, de António Nunes, em 2018 e “O Presidente” da empresa Terra d’Água, já este ano.

A autarquia da Murtosa já falou em motivo de “regozijo” na medida em esta operação “representa mais um passo na preservação do barco moliceiro”e afirmação da Murtosa “enquanto território que é, simultaneamente, o Coração da Ria e a Pátria do Moliceiro”.