Murtosa: Mercado Municipal em fase de construção.

2023-12-15 09:48

Categoria: 

Concelho: 

O Município da Murtosa iniciou, recentemente, a construção do novo mercado municipal.

A estrutura vai nascer na área dos antigos armazéns municipais e terá como acessibilidade principal a Travessa da Regueirinha, recentemente concluída, junto ao Arquivo Municipal, em pleno centro da vila.

O “Mercado das Ideias” será, segundo a autarquia, um espaço “moderno, inovador e multifuncional”, que acolherá, simultaneamente, o novo mercado municipal e a incubadora de empresas da Murtosa.

A empreitada foi adjudicada à empresa Nível 20, de Anadia, pelo valor de 2.3 milhões de euros com prazo de execução de 540 dias.

O edifício, projetado pelo Arquiteto Bernardo Domingues, será constituído por 2 pisos, funcionando, no rés-do-chão, o mercado, com espaços de venda interiores, nomeadamente 12 bancas de peixe, 12 bancas de hortícolas e 2 talhos, e ainda 9 lojas, um equipamento de cafetaria e instalações sanitárias, com acesso interno e externo, permitindo a sua abertura ao público de forma autónoma relativamente ao horário do mercado.

Já no piso 1 será instalada a incubadora de empresas da Murtosa, com gabinetes, sala de reuniões, salas de formação, área de refeições, instalações sanitárias e áreas de convívio, garantido condições de excelência para os novos empreendedores.

O “Mercado das Ideias” tem a pretensão de ser um espaço que conjuga tradição e inovação, no qual, para além da valorização dos produtos agrícolas e piscícolas locais, se criarão condições para o desenvolvimento de novas ideias de negócio à volta da matriz tradicional, potenciando as cadeias curtas de comércio, através do estabelecimento de sinergias entre os vários agentes que lá se estabeleçam.