Murtosa: José Pereira assina exposição de miniaturas de barcos.

2022-02-24 10:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A COMUR-Museu Municipal da Murtosa recebe, no próximo dia 6 de março, pelas 16H00, a inauguração oficial da exposição de miniaturas de barcos do artesão Murtoseiro José Pereira.

Esta exposição tem a pretensão de dar a conhecer a arte do modelismo de embarcações de pesca e insere-se no projeto de programação cultural em rede "Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades", que une os Municípios da Murtosa, Ílhavo e Peniche na dinamização de dezenas de atividades de valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios.

Projeto financiado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

José Maria Pereira nasceu na Murtosa, a 5 de outubro de 1940.

É casado e pai de dois filhos. Reside na Rua Fernandes Tomás, na Freguesia da Murtosa. Foi pescador do bacalhau até aos 26 anos, altura em que deixou a faina para se dedicar à profissão de serralheiro, que exerceu até aos 66 anos.

O fascínio pela pesca, em particular pelas embarcações, fê-lo começar a dedicar-se à construção de miniaturas de barcos, por volta dos 50 anos, aproveitando algum do seu tempo livre.

Continua, até hoje, a construir belas miniaturas de embarcações.

A mostra estará patente ao público até ao dia 27 de março, no horário de funcionamento do espaço museológico. A entrada é gratuita, sujeita ao cumprimento das normas da DGS.