Murtosa inicia semana da bicicleta.

2016-04-14 07:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Murtosa vai receber mais uma Semana da Bicicleta, organizada pela Câmara Municipal da Murtosa, com o apoio das associações locais e da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta. Congregará um conjunto alargado de acontecimentos que têm como matriz aquela que é uma das imagens de marca da Murtosa, nos mais diversos domínios, da mobilidade ao lazer, passando pela segurança rodoviária, pela economia e pela promoção do território.

O programa inicia-se com a realização de uma série de ações de sensibilização que têm por objetivo formar os mais pequenos para condutas seguras na estrada. As sessões terão lugar no Centro Escolar da Saldida e na EBI da Torreira, esta quinta e sexta.

No sábado, dia 16 de abril, pelas 21.30h, terá lugar, no auditório da COMUR-Museu Municipal, a IX edição do Fórum Murtosa Ciclável. O fórum, que se assume, como um espaço privilegiado de partilha e reflexão da comunidade à volta da estratégia de promoção da bicicleta, terá como temática “os Desafios do Turismo Ciclável”.

O evento terá como orador convidado Filipe Beja, da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB), que falará acerca da importância da extensão portuguesa da rota atlântica da rede europeia de vias cicláveis EuroVelo, recentemente aprovada.

Para além da apresentação do estado de desenvolvimento do projeto Murtosa Ciclável, o fórum marcará o lançamento local do European Cycling Challenge, uma iniciativa, à escala europeia, que decorrerá, de 1 a 31 de maio, em mais de 39 cidades de 15 países europeus, que vão pedalar e competir pelo estatuto da cidade/região mais amiga da bicicleta.

A Semana da Bicicleta culminará, no dia 24 de abril, com mais uma edição da “Primavera Ciclável”, um grande passeio cicloturístico, aberto a toda a população, organizado pela Câmara Municipal da Murtosa em parceria com as coletividades, que celebra o espírito da estação e antecede um conjunto de eventos de promoção da bicicleta, promovidos pelas associações locais, de Abril a Setembro.

A “Primavera Ciclável 2016” tem ponto de encontro marcado para o Parque Municipal da Saldida, por volta das 14.30h, seguindo-se um passeio pelos percursos da natureza do Concelho da Murtosa.