Murtosa: Fogo de artifício e música na celebração dos 93 anos do concelho.

2019-10-22 10:25

Categoria: 

Concelho: 

As comemorações dos 93 anos do Concelho da Murtosa serão marcadas pelo concerto da banda HI-FI com os convidados Paulo de Carvalho e David Antunes, no Largo da Varina, na Torreira, no sábado, dia 26 de outubro, a partir das 21h30.

O concerto antecede o espetáculo de pirotecnia, em frente à marginal da Torreira, à meia-noite.

No dia 26 de outubro, pelas 11H00, terá lugar a cerimónia oficial de inauguração do novo Centro de Saúde da Murtosa, localizado na confluência da Rua Dr. Raul Vaz com a Avenida do Emigrante.

O programa de domingo, dia 27 de outubro, começa com um passeio de bicicleta.

À tarde, a COMUR é palco da inauguração da exposição de miniaturas em madeira do artesão Murtoseiro Domingos Rendeiro (16h).

Logo após, pelas 17H00, terá lugar a sessão de lançamento do livro “O Castigo”, do escritor Murtoseiro Pinho Neno, a apresentação da obra estará a cargo da Vereadora Fátima Arêde.

Por último, na terça-feira, dia 29 de outubro, o programa comemorativo inicia-se, às 9H00, com a habitual cerimónia do hastear das bandeiras, junto à Câmara Municipal, seguido de romagem ao monumento ao Almirante Jaime Afreixo, no centro da vila, onde será feita a deposição de uma coroa de flores.

Pelas 9H45, na “rotunda das piscinas”, será inaugurada a escultura “O Moliceiro”, da autoria do escultor Miguel Neves Oliveira.

A obra, em ferro, é uma reinterpretação, idealizada pelo artista, da embarcação ícone da Ria de Aveiro, que tem na Murtosa a sua Pátria.

Às 10H15 terá lugar uma visita ao Lar da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa.

As celebrações culminarão com a apresentação do livro “Monografia da Murtosa, volume 2”, coordenado pelo Dr. Marco Pereira, pelas 11h00 no salão nobre dos Paços do Município.