Murtosa: Festa do Emigrante regressa no início de Agosto.

2022-07-25 07:44

Categoria: 

Concelho: 

Agosto é mês da Festa do Emigrante na Murtosa.

De 4 a 7 de agosto de 2022, mais um evento de cariz cultural, social, histórico e identitário que pretende homenagear os emigrantes, no período em que, tradicionalmente, visitam a sua terra natal.

A programação inicia-se no dia 4, com um concerto da fadista Murtoseira Rosalina Silva, com carreira construída nos Estados Unidos da América, que terá lugar, às 21H30, no auditório exterior da Oficina da Artes (antiga Escola Primária Pardelhas-Monte).

Na sexta-feira, dia 5, pelas 21H30, o artista plástico Murtoseiro José de Oliveira, o “Pintor da Ria”, autor da generalidade os painéis dos barcos moliceiros existentes na atualidade, inaugura, na Galeria Municipal da Torreira, uma exposição em nome próprio, que poderá ser apreciada até ao dia 16 de agosto.

No sábado, dia 6, a partir das 10H00, haverá tasquinhas de comes-e-bebes no Cais do Bico, dinamizadas pelas coletividades locais e, às 14H00, será dada a partida para a tradicional corrida de bateiras à vela.

Às 18H00, a Oficina de Artes, será palco da apresentação do livro “Poderia Ter Sido Assim”, da autoria do escritor Murtoseiro Francisco José Rito, também ele com um percurso pessoal e profissional na diáspora.

De volta ao Cais do Bico, haverá, à noite, tasquinhas e arraial popular com a banda “Bate o Pé”.

No domingo, dia 7, celebrar-se-á, na Igreja Matriz da Murtosa, pelas 9H30, a Missa de Ação de Graças.

No Cais do Bico, a partir das 10H00, haverá Feira Franca e tasquinhas.Às 14H00, terá lugar a Regata de Barcos Moliceiros e, pela tarde, fora, haverá arraial popular, abrilhantado pela banda “Luar da Noite”.