Murtosa: Festa do Emigrante agendada para a próxima semana.

2023-07-27 17:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Murtosa anuncia a realização da Festa do Emigrante na primeira semana de Agosto.

De 3 a 6 de agosto de 2022, a Murtosa recebe a Festa do Emigrante, uma iniciativa organizada pelo Município da Murtosa, que congrega um conjunto diversificado de acontecimentos, de cariz cultural, social, histórico e identitário e que pretende homenagear os emigrantes, num período em que, tradicionalmente, visitam a sua terra natal.

A programação inicia-se no dia 3, com um espetáculo do Grupo de Folclore Polaco Zespól Tanca Ludowego “Gniezno”, convidados do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”, que terá lugar, às 21H30, no auditório exterior da Oficina da Artes (antiga Escola Primária Pardelhas - Monte).

Na sexta-feira, dia 4 de agosto, pelas 21H30, terá lugar, no CRM- Oficina de Dança e Artes Criativas, a apresentação do livro “À procura do azul das coisas”, do escritor Murtoseiro, com um percurso pessoal e profissional na diáspora, Francisco José Rito.

A apresentação da obra estará a cargo de Paulo Amorim e, no âmbito da sessão, será ainda mostrado o trabalho realizado por um grupo de alunos do 12º ano da Escola Padre António, que fizeram a interpretação de alguns poemas do livro.

No sábado, dia 5, a partir das 10H00, haverá tasquinhas de comes-e-bebes no Cais do Bico, dinamizadas pelas coletividades locais e, às 16H00, será dada a partida para a tradicional corrida de bateiras à vela.

No Cais do Bico, à noite haverá tasquinhas e realizar-se-á o 40º Festival de Folclore da Beira-Ria, organizado pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”.

Para além do rancho anfitrião, o festival contará com a atuação do Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Minjoelho, Tomar, do Grupo Folclórico Etnográfico de Vila Cova à Coalheira, Vila Nova de Paiva, Viseu e do Grupo de Folclore Polaco Zespól Tanca Ludowego “Gniezno”.

No domingo, dia 6, celebrar-se-á, na Igreja Paroquial do Bunheiro, pelas 9H30, a Missa de Ação de Graças.

No Cais do Bico, a partir das 10H00, haverá feira franca e tasquinhas. Às 16H00,

terá lugar a Regata de Barcos Moliceiros e, pela tarde fora, haverá arraial popular, abrilhantado pela banda T6.

 

Foto: CMM