Murtosa Ciclável refletiu sobre perda de utilizadores da bicicleta.

2023-03-25 08:34

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O auditório da COMUR – Museu Municipal da Murtosa - recebeu mais uma edição do Fórum Murtosa Ciclável.

A mobilidade urbana associada ao turismo, passando pela educação e desporto, no âmbito do projeto “Murtosa Ciclável”, foram temas em análise.

José Carlos Mota, Professor da Universidade de Aveiro, tendo como ponto de partida os censos 2021, lançou o debate sobre a evolução dos números de utilização da bicicleta na Região de Aveiro e sobre as estratégias de inversão do elevado peso do automóvel nas deslocações urbanas.

Recente estudo indica perda de "peso" da bicicleta nos municípios tradicionalmente mais ligados à bicicleta.

José Caetano, Presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta, deu a conhecer a Rotas Cicláveis Eurovelo, enfatizando a importância, do ponto de vista da promoção do território e do ganho económico, desta extensa rede europeia que passa pelo território nacional, através da Rota Atlântica, a qual atravessa o concelho da Murtosa ao longo do corredor da EN 327.

Seguiu-se a intervenção de Pedro Leite, Sub-Diretor do Agrupamento de Escolas da Murtosa que falou sobre a promoção da bicicleta no seio das escolas do concelho, realçando o elevado número de alunos que, diariamente, usa este meio de transporte para de deslocar para as aulas.

Referiu, ainda, as várias iniciativas, lúdicas e pedagógicas, que incluem a bicicleta e incentivam a sua utilização.

Por fim, a Vereadora do Desporto, Fátima Arêde, apresentou a edição 2023 da Rota do Coração da Ria de BTT, cuja terceira edição acontecerá no próximo dia 1 de outubro e que se tem vindo a cimentar enquanto prova de referência no calendário do BTT, conforme testemunhou João Alves, vencedor das edições anteriores, que marcou presença no Fórum.