Murtosa: Belga é o visitante 2000 do Estaleiro-Museu do Monte Branco.

2022-09-19 08:51

Categoria: 

Concelho: 

O Estaleiro-Museu do Monte Branco, localizado na Torreira, concelho da Murtosa, atingiu, recentemente, a marca dos 2000 visitantes, depois da inauguração do centro interpretativo em julho último.

Moderno, intuitivo e mais apelativo, o Estaleiro-Museu do Monte Branco assume-se com um dos pilares da candidatura do Barco Moliceiro a Património Mundial da Humanidade, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Yves Gaascht e a sua esposa, dois cidadãos belgas de visita à Torreira, foram os visitantes 2000 e 2001, respetivamente, do Estaleiro-Museu do Monte Branco.

Foram surpreendidos com a oferta de um barco moliceiro em miniatura, por parte do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Januário Cunha, como marca do visitante 2000.

O Estaleiro-Museu do Monte Branco constitui-se com um espaço referencial na divulgação, valorização e preservação das artes de construção de embarcações tradicionais, em particular do ícone da Ria de Aveiro, o Barco Moliceiro, que tem na Murtosa a “sua pátria”.

Com uma linguagem simples e apelativa, o museu dá a conhecer a importância da construção naval tradicional, em particular no norte da Ria, que alimentava a imensa e diversa frota de embarcações – moliceiros, mercantéis, chinchorros, caçadeiras, mercantelas – que cruzavam a Ria de Aveiro, transformada, antes do estabelecimento das grandes vias terrestres, na verdadeira autoestrada da região, por onde tudo chegava e partia, do moliço ao peixe, dos materiais de construção ao sal, das pessoas aos animais.

Neste espaço celebram-se os processos construtivos, as ferramentas e técnicas, os grandes mestres construtores e os grandes mestres pintores, mostrando-se ao vivo a construção e reparação dos barcos moliceiros e de outras embarcações, pelas mãos hábeis do Mestre José Rito, que, desde 2009, faz deste o seu estaleiro.

O Estaleiro-Museu do Monte Branco é um espaço museológico municipal, cujo projeto de arquitetura foi desenvolvido pelo Arquiteto Murtoseiro João Ruela, e pode ser visitado gratuitamente, de terça a domingo, das 14H00 às 19H00.

Recebe, igualmente, visitadas guiadas, para grupos, mediante marcação prévia, através do e-mail gap@cm-murtosa.pt