Murtosa: Autarquia assinala Dia da Europa com programa especial em Maio.

2022-05-09 14:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A cerimónia do hastear das bandeiras dos países da União Europeia, na Escola Padre António Morais da Fonseca, na manhã desta segunda-feira, dia 9 de maio, marcou a abertura da iniciativa “Murtosa em Movimento”, organizada o Clube Europeu da Murtosa, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Murtosa e com o Município da Murtosa.

De 9 a 22 de maio há programa especial tendo por base temáticas da Europa como a Cultura, Ambiente e Identidade.

O ato simbólico, que se iniciou com a execução do Hino da União Europeia, por parte de um grupo de jovens, dirigidos pelo Professor Carlos Couras, foi presenciado por centenas de alunos e contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, do Diretor do Agrupamento de Escolas, Manuel Arcêncio, e do Coordenador do Clube Europeu, Paulo Amorim.

Já esta terça, dia 10 de Maio, às 17h30, na tenda na antiga Escola Padre António Morais da Fonseca, dá-se a inauguração das Exposições (Projetos do 1.º Ciclo sobre o Mar; Trabalhos dos alunos do Agrupamento; Concurso de Fotografia, Concurso de Ilustração de Poemas Sobre o Mar; divulgação das Capitais Europeias da Cultura 2022 - Kaunas (Lituânia), Novi Sad (Sérvia) e Esch (Luxemburgo).

Dia para a inauguração da Feira do Livro.

No dia 11 de Maio, no mesmo local, exposições e Feira do Livro com Sessão de Autógrafos; nos dias 12 e 13 mais exposições.

No dia 14 de Maio, às 15h30, na COMUR – Museu Municipal da Murtosa, há conferência “O Futuro da União Europeia e Europa”, com Francisco Assis.

Mais tarde, às 21H00, no CRM (Oficina de Dança e Artes Criativas), desfile etnográfico com Concerto Musical de Tiago Amador, Soraia Gurgo e Carlos Couras (Países da União Europeia).

A 20 de Maio, no parque municipal da Saldida, inauguração do Mural “Muros com Vida”, do programa Eco-Escolas, e às 21h00, Sarau Cultural e Entrega de Prémios dos Concursos.

Na fase final, a 21 de Maio, há comemoração do Dia Mundial dos Museus e da Pastelaria e a 22 nos passadiços sul da Praia da Torreira visitas guiadas à Biodiversidade do Cordão Dunar, com o ICNF.