Municípios dão passos no concurso e candidatura para construção do sistema de defesa do Baixo Vouga.

2017-02-08 13:31

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Municípios da Região de Aveiro adjudicaram a prestação de serviços para a “Elaboração do Projeto de Execução do Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar” à empresa COBA - Consultores de Engenharia e Ambiente, SA, pelo valor global de 670 mil euros a que acresce o IVA à taxa legal em vigor.

Na mesma data foi submetida a candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural - PDR 2020, designada “Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar”, com um valor de financiamento de 12.450.000,00€, dando cumprimento ao definido no contrato do Pacto para o Desenvolvimento e a Coesão Territorial da Região de Aveiro.

Ainda relativamente ao Baixo Vouga Lagunar, refira-se que a operação de construção das “Infraestruturas hidráulicas do sistema de defesa contra cheias e marés do Rio Velho e Rio Novo do Príncipe” (Pontes-Açude), está em fase final de elaboração de projeto e teve a sua candidatura aprovada em dezembro último pelo POSEUR do Portugal 2020, perspetivando-se o lançamento do concurso público para a empreitada no final do presente mês de fevereiro.

No âmbito de uma reprogramação solicitada ao FPRH (Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos) do projeto de “Reparação de Rombos no Baixo Vouga Lagunar”, foi deliberado aprovar o projeto de execução e lançar o concurso de empreitada do “Reperfilamento do Leito e Margens do Rio Antuã”, em Estarreja.

Refira-se que prossegue a execução pela Agência Portuguesa do Ambiente e em cooperação com a CI Região de Aveiro e os Municípios envolvidos, de projetos similares de reparação de rombos nas margens do Rio Vouga, em Aveiro (zona de Eixo) e Albergaria-a-Velha.

Decisões tomadas no Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro na reunião mensal de Janeiro realizada no dia 30 em Águeda.