Municípios da Região na lista de fundadores da Rota dos Moinhos.

2023-02-24 13:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Municípios da Região integram a rota dos moinhos.

Após a distinção pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) e pelo Turismo de Portugal e garantido o financiamento público foi, no dia 23 de fevereiro de 2023, oficialmente constituída a rede nacional Rota dos Moinhos de Portugal, desenvolvida pelos Municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos.

A sessão teve lugar nos Paços do Município de Albergaria-a-Velha, sendo a Autarquia Albergariense a entidade líder do projeto, que vai implicar, numa primeira fase, um investimento de 269 mil euros, 90% dos quais financiados pelo Turismo de Portugal.

A Rota dos Moinhos de Portugal propõe trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico, com as ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional.

Com a criação da Rota, pretende-se estruturar e centralizar a oferta existente que permita aos turistas visitar os destinos de forma informada, “usufruindo de um ecossistema que lhes permita viver a experiência na sua plenitude”.

Com um produto turístico “inclusivo e acessível”, prevê-se capacitar os territórios, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, atraindo assim mais fluxos de visitantes.

As autarquias dizem que é possível explorar este segmento.

“Com mais turistas a circular numa rota abrangente, unida pelo seu património molinológico, é possível aumentar a estadia, o número de dormidas e consequentemente as receitas dos agentes turísticos, enquanto se preserva um património único.”

Nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos existem, atualmente, 34 moinhos visitáveis, bem como vários programas de experiências (oficinas de confeção de pão, desportos radicais, visitas encenadas, trilhos, eventos temáticos) e percursos de visitação que podem ser melhor estruturados e potenciados numa lógica de trabalho em rede.

Salienta-se igualmente que nos cinco municípios existem 37 empreendimentos turísticos, 169 alojamentos locais, 32 agentes e animação turística e 242 restaurantes.

Até ao final de 2024, a Rota dos Moinhos de Portugal vai criar e definir o referencial de qualidade e os critérios para a adesão à Rota dos Moinhos; capacitar os aderentes e agentes económicos; desenvolver e estruturar programas de visitação e experiências; criar a identidade gráfica, materiais comunicacionais e sinalética; e desenvolver ações de promoção e comunicação.