Municípios da Região de Aveiro integram órgãos sociais da Associação Caminhos de Fátima.

2023-02-03 09:33

Categoria: 

Concelho: 

Municípios da Região de Aveiro integrados nos órgãos sociais da Associação Caminhos de Fátima.

Albergaria e Anadia integram os órgãos eleitos.

A sufrágio apresentou-se uma lista única numa lógica de continuidade, pelo que a Presidência da Direção se mantém no Município de Pombal, representado pelo Presidente da Câmara, Pedro Pimpão, e as Vice-presidências nos Municípios de Santa Maria da Feira e Ourém, representados pelo Presidente da Câmara Emídio Sousa e pela Vice-Presidente da Câmara Isabel Costa, respetivamente.

Para a Mesa do Conselho Geral mantém-se a presidência do Município de Coimbra, ficando como Secretários, Rui Luzes, Vice-Presidente do Município de Oliveira de Azeméis, e Delfim Bismarck, Vice-Presidente do Município de Albergaria-a-Velha.

Por sua vez, para o Conselho Fiscal mantém-se a presidência do Município de Anadia, sendo os Secretários os Municípios da Mealhada e Leiria.

A Associação Caminhos de Fátima é uma instituição que tem como objetivos principais o fomento e a defesa dos Caminhos de Fátima em todas as suas dimensões, o apoio a peregrinos e caminhantes dos Caminhos de Fátima e toda a defesa e promoção do património cultural e natural destes percursos.

Criada em 2016, a associação é constituída por 13 Municípios (Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal, Leiria e Ourém), permitindo os seus estatutos a inscrição de sócios singulares ou coletivos.

Para este mandato que agora se inicia, a Direção sinalizou como prioridades a conclusão, já em 2023, do projeto que cria, intervém, sinaliza e promove o trajeto principal das peregrinações a Fátima, o Caminho do Centenário (Gaia – Fátima), com o objetivo de o tornar cada vez mais seguro para peregrinos e caminhantes, sobretudo na época das principais peregrinações, bem como o desenvolvimento e lançamento de todos os meios, produtos e suportes de comunicação e divulgação dos percursos e do projeto.