Municípios da Região aderem à celebração do Dia Mundial do Ambiente.

2023-06-05 07:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Municípios da Região aderem à celebração do Dia Mundial do Ambiente.

Em Aveiro o arranque faz-se, hoje, às 12h30, ao almoço, com o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, na apresentação do novo sistema de recolha de biorresíduos no Canal HORECA (Hotéis, Restaurantes, Cafés).

Foi escolhido o Café Ramona para mostrar o sistema BioAveiro, incluindo a recolha por veículo dedicado, no restaurante.

É o arranque da iniciativa EcoAventura – Ação pelo Ambiente.

Ações no Jardim da Baixa de Santo António, Parque Infante D. Pedro, Parque dos Amores e Jardim de Santiago em contacto com atividades de Educação Ambiental e lúdicas ao ar livre.

Para os mais novos, a CMA preparou atividades, arvorismo, oficinas ambientais, música, teatro e muitas outras animações, que mostram como é possível a diversão de de forma sustentável.

No dia 6, terça-feira, o destaque vai para a apresentação pública do “Plano Municipal de Ação Climática” em sessão marcada para as 16h00 no ATLAS Aveiro.

O PMAC integra um Plano de Ação com a definição das Medidas Prioritárias e as Ações-Chave e projetos a desenvolver na adaptação e mitigação das alterações climáticas.

De todo o programa, destaca-se a apresentação de “Bioaveiro – projeto de compostagem doméstica” às 11h00 do dia 8 de junho, em São Jacinto.

Serão feitas duas demonstrações do Instituto Confúcio-Universidade de Aveiro e Associação de Artes Marciais de Aveiro: 17h00 no dia 8 e 17h30 no dia 11, no jardim da Baixa de Santo António.

No dia 10 de junho, sábado, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) estará aberto a todos aqueles que o queiram visitar e saber mais sobre a fauna e flora da Ria de Aveiro, incluindo a participação em ateliers sobre a Vida neste ecossistema único.

Ainda no dia 10 serão promovidas duas sessões do “Repair Café – ReparArte” no Parque Infante D. Pedro (inscrição em https://www.veolia.pt/eco-aventura-2023).

Nos dias 7 e 10 de junho, pelas 22h00, o CMIA recebe “Um passeio pelo céu (astronomia)”.

Sábado e domingo o Parque Infante D. Pedro acolhe o Mercado de Trocas, das 10h00 às 19h00 e o Teatro de marionetas “Deserto”, sempre às 16h30.

Somente no domingo, dia 11 de junho, destaca-se a visita guiada à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (inscrição prévia em: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/ecoaventura) entre das 09h00 e as 14h30 e o passeio de bicicleta com saída do Parque Infante D. Pedro pelas 11h00.

No mesmo dia 11, às 15h00, será apresentado o Hino do Ecocentro Municipal, no “Concerto Recicloma” no Parque Infante D. Pedro.

Nos três dias (8, 10 e 11 de junho) haverá, em duas sessões (10h30 e 14h00), o espetáculo itinerante “MUSKO” no Parque da Cidade.