Município de Ovar comemorou o Dia Internacional da Juventude.

2020-08-15 09:48

Categoria: 

Concelho: 

Comemorações iniciaram-se a 12 de agosto com eventos digitais e presenciais, numa articulação entre a Câmara Municipal de Ovar e o Conselho Municipal de Juventude de Ovar, que contou com a participação do Conselho Nacional de Juventude e do Instituto Português do Desporto e da Juventude. Comemorações estendem-se até ao final de agosto.

Pela primeira vez na história do Município de Ovar, a Câmara Municipal comemorou o Dia Internacional da Juventude com uma programação que, nas palavras do Vereador da Juventude da Autarquia, Ruben Ferreira, visou “dar relevo aos desafios dos Jovens e dar voz à Juventude”.

“Conseguimos divulgar o trabalho notável que as Associações Juvenis desenvolvem em benefício dos Jovens, não só com a Câmara Municipal a proporcionar os meios técnicos e humanos para que cada Associação Juvenil gravasse um vídeo de apresentação mas, também, com a realização de entrevistas na Rádio onde puderam apresentar-se a toda a comunidade”.

As comemorações de 12 de agosto contaram ainda com um concerto acústico no qual atuou o jovem artista vareiro Rui Pedro, e uma tertúlia intitulada “Os desafios dos Jovens em Ovar, no distrito de Aveiro e no país”, na qual marcaram presença Miguel Nascimento (Direção do Conselho Nacional de Juventude), Luís Fardilha (Direção Regional do Centro do IPDJ) e Ruben Ferreira (Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar), tendo a transmissão do evento obtido mais de 5.000 visualizações no Facebook.

Classificando o dia como “um momento histórico no Município, dado ser a primeira vez que a data é assinalada com este impacto e atenção dos Jovens”, o Vereador da Juventude da Autarquia, realçou o envolvimento do Conselho Municipal da Juventude nas comemorações, a valorização do talento jovem local e a “importância crescente” das Políticas de Juventude no Município.

Já Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, afirmou “sabemos que, de hoje em diante, a diferença far-se-á pelo potencial humano e que o sucesso futuro da nossa comunidade depende da performance dos nossos jovens. Nesse contexto, temos encarado como prioritário o seu desenvolvimento, com uma forte aposta na área da Juventude, aposta essa que é notória, com um impacto visível e que está a afirmar o Município de Ovar como uma referência em matéria de Juventude”.

O evento granjeou uma avaliação bastante positiva dos participantes, com 24% a considerarem o tema como “Pertinente” e 72% a considerarem-no como “Muito Pertinente”.

Iniciando-se a 12 de agosto, as comemorações do Dia Internacional da Juventude prosseguirão a 27, 28 e 29 de agosto, com a organização de atividades lúdicas, de lazer e de formação, a cargo das diversas Associações Juvenis e jovens do concelho, ocorrendo de forma descentralizada pelo Município.