Oliveira do Bairro: Município com projetos de 50 milhões no horizonte 2030.

2023-04-18 11:00

Tópicos: 

Categoria: 

O Município de Oliveira do Bairro acolheu mais uma sessão de apresentação da "Estratégia Integrada e do Plano de Ação da Região de Aveiro 2030", promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Este ciclo pretende "reforçar a participação e envolvimento dos cidadãos e demais forças vivas locais, na construção de uma Região com identidade, mais coesa, competitiva e sustentável".

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, refere que já está definido um conjunto de projetos futuros para o futuro do Concelho, que ultrapassa o 50 milhões de euros.

Entre os projetos já decididos estão a reabilitação da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, a requalificação da Escola Básica Frei Gil, em Bustos, a construção da Unidade de Saúde Familiar de Oiã, a expansão das zonas industriais da Palhaça, Bustos e Oiã, e as reabilitações das zonas centrais de Bustos e Oiã.

O autarca reitera que devido aos escassos recursos, é preciso definir prioridades.

Por sua vez, Ribau Esteves, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIRA, anunciou que o pacote financeiro disponível para a CIRA, no âmbito do programa Portugal 2030, deverá rondar entre os 90 e os 140 milhões de euros.

O dinheiro será utilizado para a conbcretização de projeto já sinalizados pelos 11 municípios integrantes da CIRA.