Município de Ílhavo acolhe “Creactivity Bus”.

2022-03-21 09:45

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo acolhe, esta semana, o “Creactivity Bus”.

Trata-de um projeto itinerante em viagem pelo país e que depois de Estarreja promete paragem em Ílhavo, entre os dias 22 e 25 de março, para despertar e fomentar o desenho e a criatividade junto da comunidade escolar e familiar.

O autocarro fará paragem já, esta segunda, dia 21, junto à EB 2,3 da Gafanha da Encarnação, no dia 22, junto à EB 2 da Gafanha da Nazaré, no dia 23, junto à Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, e nos dias 24 e 25 junto à Casa da Cultura de Ílhavo, com o horário entre as 9h e as 13h e as 14h30 e as 17h30.

Este projeto itinerante é um espaço concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade das crianças e tem por objetivo fomentar a conceção de soluções originais para problemas simples.

Caracterizado pela sua componente lúdica e colaborativa, o espaço permite a pesquisa com materiais, o planeamento, criação de novos desenhos, o uso de materiais comuns de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.

O espaço dispõe de várias áreas para implementar diferentes habilidades: a zona da Mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da Eletricidade, e a zona da Luz, com o sistema stopmotion.

Os workshops, com a duração de 90 minutos, destinam-se a grupos de alunos do ensino básico e secundário, entre os 6 e os 16 anos principalmente, bem como a grupos familiares.

Um animador orienta as crianças através de um processo de criação para o qual adultos acompanhantes, sejam professores ou familiares, também são convidados.

O projeto “Creactivity Bus”, patrocinado pelo BPI e Fundação “la Caixa”, conta com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo e dos Agrupamentos de Escolas de Ílhavo, da Gafanha da Nazaré e da Gafanha da Encarnação.