Município de Albergaria-a-Velha inaugura Centro de Interpretação da Pateira de Frossos.

2022-04-14 17:48

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha inaugura no dia 23 de abril o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, um novo equipamento municipal que resulta da remodelação e ampliação da Antiga Casa do Professor.

O programa de atividades tem início às 14h00, com uma sessão de observação de aves dinamizada pelo Associação BioLiving, com partida no Parque da Boca do Carreiro.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória para turismo@cm-albergaria.pt. As vagas são limitadas.

Após este percurso pela riqueza natural da Pateira de Frossos, tem lugar a cerimónia oficial de inauguração do Centro de Interpretação pelas 16h00. Nesta ocasião, as pessoas presentes podem descobrir os diversos espaços que compõem o novo equipamento, bem como conhecer a nova dinâmica que se pretende desenvolver nas áreas de preservação e valorização ambiental e do turismo sustentável.

Com uma paisagem única, de elevada importância como habitat de aves migratórias, a Pateira de Frossos destaca-se pela sua grande diversidade e valor ecológico, que urge proteger, divulgar e preservar. Nos últimos anos, o Executivo Municipal tem apostado na valorização turística e ambiental da área, criando várias infraestruturas que permitem usufruir melhor da flora e da fauna, tal como a ciclovia Frossos – Angeja, os percursos pedestres Trilho da Pateira de Frossos e Trilho das Cegonhas, bem como a instalação de postos de observação de aves.

A Pateira de Frossos é um ecossistema complexo e surpreendente que requer uma atenção especial no que respeita à sua valorização para o turismo de natureza e para a educação.

O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos vem complementar a oferta de equipamentos existentes, promovendo a dinamização de diversas atividades – exposições, oficinas, visitas orientadas – que potenciem o conhecimento das riquezas naturais da zona Ribeirinha do Rio Vouga.