Município da Murtosa vai reabilitar o histórico edifício da Assembleia Theatro da Torreira.

2020-02-04 17:42

Categoria: 

Concelho: 

O Município da Murtosa vai reabilitar o histórico edifício da Assembleia Theatro da Torreira, num investimento de mais de 444 mil euros que dotará a freguesia de um renovado e relevante polo cultural e social.

Já foi assinado o contrato da empreitada de reabilitação e ampliação da Assembleia Theatro da Torreira, entre o Município da Murtosa, representado pelo Presidente da Câmara Municipal Joaquim Baptista, e Construela, empresa representada por Alberto José Pires da Silva.

A obra, que se iniciará em breve, foi adjudicada pelo valor de 444 mil euros e tem um prazo de execução de 330 dias.

Recorde-se que o Município da Murtosa assumiu a gestão do edifício na sequência do protocolo/contrato de comodato assinado com Junta de Freguesia da Torreira, proprietária do espaço, passo fundamental para a concretização da intervenção.

O projeto de reabilitação e ampliação foi desenvolvido pelo arquiteto Murtoseiro Paulo Valente, com a premissa de respeitar a identidade arquitetónica do histórico imóvel, modernizando-o e aumentando a sua polivalência funcional, por forma a restituí-lo à comunidade como relevante polo cultural e social da freguesia da Torreira e do Concelho da Murtosa.

A Assembleia Theatro da Torreira é dos edifícios mais emblemáticos do centro urbano da freguesia.

Localizada no Largo da Varina, foi construída no final da década de 30 do século XX e ocupa um espaço muito relevante na memória coletiva.