Município da Murtosa retoma as celebrações de São Mateus.

2022-09-20 07:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município da Murtosa retoma as celebrações de São Mateus.

De 21 a 25 de setembro, o Bunheiro, no Concelho da Murtosa volta a celebrar o padroeiro São Mateus, com um programa festivo totalmente idealizado e concretizado pelas instituições locais, naquela que é a primeira iniciativa do programa de valorização local associado à recente classificação como “Aldeia de Portugal”.

Recuperando uma das mais vincadas tradições da freguesia, o Bunheiro volta a organizar a Festa de São Mateus que, nos últimos anos, tem tido apenas a componente religiosa, adicionando-lhe a parte mais “profana”, com animação popular proporcionada pelas associações locais.

O programa festivo, que acontecerá no centro do Bunheiro, no largo contíguo ao cemitério, começa esta quarta-feira, dia 21 de setembro, pelas 10H00, com a Eucaristia do Dia de São Mateus, na Igreja Matriz;

No sábado, dia 24 de setembro, pelas 22H00, o palco instalado no largo do cemitério recebe uma “Noite de Folclore”, com a atuação do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” e do Rancho Folclórico “As Andorinhas de São Silvestre”.

Finalmente, no domingo, dia 25 de setembro, pelas 9H30, realizar-se-á a Eucaristia Dominical, seguida de procissão, acompanhada pelo Grupo Musical Bunheirense.

À tarde, o recinto da festa recebe, a partir das 15H00, o concerto do Grupo Musical Bunheirense e jogos tradicionais, dinamizados pela Associação Cultural Bunheirense.

A “Festa de S. Mateus” é a primeira iniciativa do plano de valorização local depois da classificação do Bunheiro como Aldeia de Portugal, por parte da Associação do Turismo de Aldeia, materializada no âmbito de um projeto de cooperação do Grupo de Ação Local (Aveiro Norte), onde se integra o Município da Murtosa.

O projeto Aldeias de Portugal visa a criação de atrativos turísticos para o território, através da valorização do património cultural, da genuinidade das comunidades, assim como da preservação dos costumes e tradições.

A classificação do Bunheiro como “Aldeia de Portugal” possibilita uma maior divulgação da freguesia e de todo o concelho, através da integração numa rede nacional – Rede das Aldeias de Portugal.

Associada à classificação como “Aldeia do Bunheiro” está a criação de um Plano de Valorização da Aldeia, que pressupõe o envolvimento de toda a comunidade, da Junta de Freguesia à Câmara Municipal, passando pelas associações locais, instituições e cidadãos em geral, na sua idealização e materialização, concentrando um conjunto de iniciativas de dinamização, no sentido da sua divulgação junto da comunidade e dos visitantes.