MUBi quer incentivos à aplicação da Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável.

2022-08-23 10:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A MUBi sugere a alocação de recursos humanos, técnicos e financeiros necessários para capacitar as equipas e a execução das medidas da Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável (ENMAC).

Propõe medidas prioritárias para poupança energética e redução da dependência dos combustíveis fósseis.

A associação pela mobilidade urbana, liderada por Rui Igreja, lembra que há urgência em mudar o figurino dos transportes em áreas urbanas onde mais de 30% das viagens de carro são inferiores a 3 km e 50% delas até 5 km.

Caminhar e pedalar podem ser soluções eficazes.

A MUBi propõe um conjunto de medidas prioritárias para reduzir rapidamente o consumo de energia e a dependência dos combustíveis fósseis no sector da mobilidade e transportes.

Aposta na transição ecológica, na saúde pública, na economia e na sustentabilidade e resiliência das cidades e dos sistemas de transportes.

Defende a revogação de subsídios e benefícios indiscriminados aos combustíveis fósseis, redução nos limites de velocidade nas cidades e estradas; apoio técnico e financeiro aos municípios na implementação de medidas rápidas de urbanismo tático; melhoria na complementaridade dos transportes públicos com os modos ativos, através, por exemplo, da instalação de parqueamentos para bicicleta nas interfaces de transporte público; criação de um programa nacional de incentivo às deslocações pendulares em bicicleta; aplicação de taxa reduzida de IVA (6%) na compra de bicicletas; criação de um programa de incentivo e apoio à criação de planos e ações de gestão da mobilidade e colocação da Administração Pública a liderar o incentivo ao uso de modos de transporte sustentáveis.

Rui Igreja, dirigente da Ciclaveiro e dirigente nacional da MUBi, realça que “as medidas que propomos podem ser rapidamente implementadas e gerar poupanças significativas de energia, e também na carteira de muitos portugueses, num curto prazo. Por isso, são recomendadas também por outras organizações, entre elas a Comissão Europeia”. “Numa altura de crise energética, inflação e perante a urgência de acção climática, seria insensato da parte do Governo não lançar um conjunto robusto de medidas para apoiar as pessoas na adopção de modos de transporte mais económicos, eficientes e sustentáveis”.

A Mubi defende a criação de um programa nacional de apoio ao desenvolvimento e implementação de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável.